Notícia

Soluções "cógido-aberto" e novas formas de governança

Tradução livre de: BRAIKER, Brian. The Open source problem solvers creating government 2.0. The Guardian. Disponível aqui. Acesso em 04/05/12

Há mais ou menos três anos, Ben Berkowitz percebeu um graffiti enorme pintado na parede de seu vizinho. O graffiti era impossível de ser ignorado, já que estava localizado em uma parede que dava de frente para a janela de sua cozinha.

“Eu liguei para a prefeitura várias vezes para saber qual era a política de remoção de graffitis em propriedades privadas, mas foi muito difícil conseguir uma resposta. Mais difícil ainda era conseguir alguém que removesse o graffiti. Eu percebi que havia uma dificuldade de comunicação em nível local, quando comecei a procurar questões semelhantes em blogs. As pessoas falavam sobre buracos nas ruas, coleta de lixo e outros problemas do município.”

Mas Berkowitz, um web designer, viu o impasse como algo que ele poderia hackear. Parte de uma nova geração de tecnólogos cada vez mais interessados em fazer com que os governos trabalhem de forma mais eficiente e transparente, Berkowitz ajudou a criar o SeeClickFix, uma plataforma web de geolocalização que permite que moradores documentem preocupações de suas vizinhanças e sugiram melhorias. Com o SeeClickFix, os usuários podem relatar problemas como coleta de lixo, graffiti e buracos nas ruas, através de pedidos etiquetados com local onde o problema foi identificado, hora do pedido e fotos anexadas.

Outros residentes, incluindo autoridades da cidade, receberão um alerta. A partir daí, cidade pode então reconhecer a demanda, transferir para o setor responsável e atualizar os residentes quanto a resolução do problema. A parceria permite que os residentes não apenas relatem questões da comunidade, mas também vejam, comentem e votem na priorização dos problemas submetidos por moradores.

A Open311 é uma pareceria semelhante entre diversas municipalidades e programadores que permite que pessoas comuns publiquem e rastreem problemas não emergenciais.

Segundo Andrew Rasiej fundador da Personal Democracy Media e presidente da NY TechMeetup. “Há uma nova geração de indivíduos cívicamente engajados, que também são tecnólogos. Em vez de apenas votarem, ou aparecerem na assembléia da câmara municipal, eles estão usando suas habilidades para participarem de iniciativas que visam resolver antigos problemas relacionados a governança”.