Notícia

WikiCity: a enciclopédia da cidade (ou a cidade da enciclopédia)

Por João Neto


Ceramic plaque with QRpedia code for Shire Hall, the blue plaques are for the Heritage Trail sites (via Wikipedia.org)

A Wikipedia lançou o primeiro projeto de mapeamento de uma cidade completa com  QR codes conectados a entradas na enciclopédia digital. A cidade de Monmouth (Wales), no Reino Unido, atribuiu QR codes a pontos turísticos, pessoas notáveis, artefatos, fauna, flora e outras coisas. Ao ser interpretado por smartphones, o código bidimensional leva o usuário ao artigo correspondente na Wikipedia, com informações em várias línguas, priorizando o Welsh (língua de origem Celta falada principalmente na região de  Wales).


The ceramic QRpedia plaque for the River Wye on the Wye Bridge (via Wikipedia.org)

O planejamento da Monmouthpedia durou seis meses e exigiu o esforço das autoridades locais em disponibilizar uma rede WiFi gratuita pervasiva e a cooperação de voluntários para elaborar o conteúdo dos artigos. Turistas e moradores conseguem facilmente acessar e compartilhar informações, criando espaço para novos negócios e possibilitando a criação de serviços baseados em redes sociais.

Neste experimento de grafite digital, o usuário “baixa” para o mundo real (os elementos referenciados com o QR code) uma prática já consolidada no mundo virtual (as Wikis). Vejam video aqui.