Notícia

Audiosphere

A música eletrônica tem, certamente, cadeira cativa no cenário cultural canadense. Em Montreal, de forma surpreendente, este cenário que foi mundialmente tão forte uma década atrás mas que perdeu força significativamente, continua sendo celebrado – e em meados de fim de maio / começo de junho, é que acontece seu mais importante evento: Mutek – Festival Internacional de Criatividade Digital e Música Eletrônica.

Em sua décima-terceira edição, o Mutek – uma organização que por si só já merece crédito, uma vez que tem como objetivo “disseminar e desenvolver a criatividade digital no som, na música e nas artes áudio visuais” – desenvolveu uma aplicação muito interessante que integra tecnologias de geolocalização, o uso de redes sociais e a experiência do espaço urbano: o Audiosphere.

Ao executar a aplicação, o dispositivo (neste caso apenas iPhones) identifica imediatamente em que parte de Montreal o usuário se encontra e inicia o streamvia Soundcloud, uma rede social voltada exclusivamente para o consumo de música – de um podcast exclusivo à vizinhança (mapa abaixo). Se o usuário se deslocar de uma zona para a outra, o podcast muda automaticamente, dando à experiência das vizinhanças um tom único.

Embora a tecnologia usada para desenvolver a aplicação não seja exatamente nova – até previsível, em certos aspectos – o que torna o Audiosphere mais interessante é que alguns artistas canadenses foram convidados a compor e ceder faixas exclusivas que foram produzidas para vizinhanças distintas e só podem ser ouvidas através dos podcasts, transformando a cidade em uma grande “galeria locativa”, onde certas faixas só podem ser ouvidas em determinados locais da cidade.

A aplicação tem vida útil, e deixa de funcionar no dia 3 de junho, quando se encerra, também, o festival.

Mais informações em http://www.mutek.org/en/festival/2012/audiosphere