Notícia / Projeto

OpenSignal utiliza API para mapa colaborativo

Há cerca de dois anos, surgia em Londres o OpenSignalMaps (atualmente OpenSignal), aplicativo para Android que permite a visualização de um mapa com informações sobre intensidade, localização, dados e velocidades das redes sem fio mais próximas. O programa já tem mais de dois milhões de downloads e recebe o título de maior avaliação independente da cobertura sem fio no mundo.

Com o crescimento, os criadores estão contratando novos profissionais para atender à demanda e desenvolver a versão API (Application Programming Interface), que recomendará a melhor rede no local ao usuário, além da versão para iOS.

Em breve, o aplicativo terá uma nova versão para iPhones

Todas as informações são coletadas dos aparelhos dos usuários através da leitura de informações dos sinais mais próximos. Por isso, o aplicativo funciona em segundo plano, mas sem muito uso de bateria ou de processamento. Segundo o site, o objetivo final é gerar um mapa de cobertura que esteja disponível gratuitamente para qualquer pessoa.

Wi-Fi Salvador

Uma nova fase do Wi-Fi Salvador, maior mapeamento colaborativo de redes wireless do Brasil, está sendo desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Cibercidades, desde setembro de 2012, com financiamento do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e do setorial de Culturas Digitais. Além de elaborar um mapa com a colaboração dos usuários, o projeto visa também estudar o uso e a reconfiguração do espaço urbano.

Além dos 123 pontos já relacionados, continuamos buscando novos hotspots para acrescentar aos mapas. Caso conheça algum ponto de acesso à internet sem fio, entre em contato via Twitter, Facebook ou email (wifisalvador@gmail.com).