Uncategorized

O Google e sua experiência com o Near Field Communication

Por Alexandre Galvão

O Near Field Communication (NFC) é uma tecnologia de transferência de dados sem fio que tem como principal proposta permitir a troca entre dois dispositivos que estejam próximos – uma média de 15cm de distância. Espera-se que o NFC ajude, principalmente, na quitação de dívidas com o uso dos smartphones. A tecnologia foi desenvolvida pela Philips e pela Sony.

A proximidade dos dispositivos faz com que eles se reconheçam e fechem uma conexão, o que gera uma maior segurança, pois o usuário não precisa digitar senhas, fazer ajustes ou configurações de qualquer espécie. Esse tipo de transação foi chamado de pagamento “inteligente”, já que não há como roubar dados sem estar extremamente próximo da vítima.

Algumas funcionalidades do NFC podem ser vistas no vídeo “Near Field Communication (NFC): O que é?“.

Uma experiência com o NFC

A Google, mais uma vez saiu na frente, o “Google Wallet”, seguindo a  tecnologia NFC, é um sistema de pagamento móvel que permite aos seus usuários armazenarem cartões de crédito, cartões de fidelização, permite também que, além de guardarem esses cartões, os clientes efetuem pagamentos nas lojas conveniadas. Outra forma de utilizar o serviço é a partir do pagamento por cartões pré-pagos e cartões de presente.

O aplicativo foi apresentado ao público em  26 de maio de 2011, para utilizar o serviço é necessário ter um smartphone com um chip NFC – que até o momento não existe nos iPhones nem Blackberries. A carteira virtual foi desenvolvido em parceria com o MasterCard, CitiBank, Sprint e First Data.

Recentemente, boatos dão conta de que o Google Wallet ganhará uma versão física. O site Android Police divulgou screenshots do que pode vir a ser o novo pacote de instalação da nova versão do aplicativo.  Quando procurada para responder sobre o assunto, a Google disse que não faria comentários sobre o rumor. Nos resta esperar e ver o rumo que a ferramenta tomará.

Brasil

Encontra-se em processo de aprovação junto à presidente Dilma Rousseff uma proposta que  pretende regulamentar o sistema de pagamentos via celular. Em recente entrevista ao site Terra, o diretor-técnico nacional do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos declarou que: “O objetivo do projeto é especificar o que pode ser feito por meio de transação em mobile payment e o que poderá ser oferecido além de pagamentos, como empréstimos, seguros, entre outros. A ferramenta é vista pelos agentes do mercado como um eficiente instrumento de inclusão financeira”. Santos ressalta ainda que  as vantagens da regulamentação do pagamento móvel vão desde o aumento das vendas até a redução da inadimplência e do aumento do acesso ao crédito e da segurança.

No que diz respeito ao NFC, seu direcionamento no mundo ainda parece incerto, mas experiências como a da Google Wallet ajudam a ter uma noção, mesmo que breve, do que pode acontecer. A inserção, cada vez mais forte, do telefone celular continuará com o gradual uso e novas delegações ao dispositivo de mediação. Arrisco a dizer que estamos experimentando, hoje, o futuro.