Uncategorized

Aeroportos inteligentes prometem facilitar embarque

Por Alexandre Galvão
 Dispositivo promete acabar com a espera nos saguões
Dispositivo promete acabar com a espera nos saguões

Falar em Internet das Coisas, muitas vezes, parece ser falar sobre algo distante da realidade brasileira. Mas, talvez, estejamos mais perto do que pensamos da nova tecnologia. Atualmente, a GOL e a TAM – que juntas representam 75% do mercado de aviação civil no país – estão implantando um sistema de embarque totalmente eletrônico, sendo feito pelo celular e esta disponível de forma gratuita para as plataformas iOS, BlackBerry, Windows Phone e Symbian.

O sistema tem como principal objetivo acabar com as tão temidas e intermináveis filas de embarque, já que, uma vez que o check-in está feito, o passageiro pode ir diretamente ao agente de segurança e apresentá-lo. A leitura do código é feita na tela do aparelho, sem a necessidade de impressão de papel. Só é preciso ir até o balcão da companhia caso haja despacho de bagagens.

Antônio Luna, gerente de tráfego da TAM, disse em entrevista para o jornal Estadão, que em lugares como Porto Alegre e Curitiba, 60% dos passageiros da linha aérea são adeptos do autoatendimento, seja o check-in via web, por totem ou pelo smartphone.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária -Infraero – adotou a tecnologia do Selo Bidimensional a fim de atender a recomendações da IATA – International Air Transport Association. Trata-se de um padrão mundial, que permite maior controle do acesso às salas de embarque, conferindo mais agilidade à movimentação de passageiros nos terminais, permite também coletar um maior número de dados relativos ao passageiro.

“É o que chamamos de aeroporto inteligente. O passageiro é independente e não fica em filas e aglomerados. Isso se traduz em conforto”, afirma Elbson Quadros, diretor de contas da empresa de tecnologia aeroportuária Sita, também em entrevista ao Estadão.

Confira a seguir a lista com todos os aeroportos em que a novidade está disponível:

Aracaju, Belém, Belo Horizonte (Confins), Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Goiânia, Ilhéus, Imperatriz, João Pessoa, Joinville, Londrina, Macapá, Maceió, Manaus, Marabá, Natal, Navegantes, Palmas, Porto Seguro, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Ribeirão Preto, Rio Branco, Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Salvador, Santarém, São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, São Luís, São Paulo (Congonhas e Cumbica), Teresina, Uberlândia, e Vitória.