Uncategorized

IoT, NFC e algumas aplicações práticas no mundo

Dimitri Sarle, em seu texto “The Next Decade Is The Internet Of Things”, diz que desde as décadas de 1980 e 1990, nós constantemente falamos sobre um mundo globalizado e em como estamos interconectados. Para ele, essa interconexão se dá graças ao advento da internet. Agora, vivenciando uma nova fase da internet, onde a as coisas e as pessoas encontram-se em constante comunicação, algumas questões emergem.

Quais usos você pode imaginar para esses tipos de tecnologia e para a comunicação de máquina com máquina? Isso é algo que vai mudar o mundo em que vivemos? Questões como essas ainda estão em aberto, mas hoje, com a implantação de projetos de Internet das Coisas (IoT) e a popularização do Near Field Communication (NFC), as coisas começam a tomar forma.

O site Exame.com, da editora Abril, elencou 12 minitendências mundias de consumo, algumas delas funcionam de acordo com os preceitos da IoT e NFC:

Já pensou em ter um despertador que se autoprograma a partir das condições climáticas? É isso que o Winter Wake-Up e o Uniqlo Wake Up propõem. Os produtos acordam os usuários antes do horário usual em caso de neve ou gelo durante a noite. Ainda há a opção de escolher não ser acordado  caso essas condições extremas façam o deslocamento se tornar impossível.

Vídeo demonstrativo do Uniqlo Wake Up: http://www.youtube.com/watch?v=9kQCeAxe_aI

Dois outros produtos funcinam seguindo a lógica da delegação de atividades aos objetos: o Smart Drop e o Red Tomato Pizza. O primeiro – Smart Drop – permite que os parisienses peçam garrafas de água para entrega direta em suas casas e trabalhos. Em 2013, o serviço vai ser acompanhado pelo Smart Drop, um ímã de geladeira com wi-fi que permite aos membros pedir água automaticamente, apertando um botão. Já o Red Tomato Pizza funciona com o ímã de geladeira de rede. Os clientes podem pedir sua pizza favorita com apenas um toque. Os membros do programa de fidelidade receberam ímãs gratuitamente, e usam a funcionalidade de Bluetooth dos smartphones para se conectar à internet. Uma vez que os clientes pressionam o botão do ímã, a pizza é entregue no endereço cadastrado.

Vídeo demonstrativo do Red Tomato Pizza: http://www.youtube.com/watch?v=-Y51eqhlnRY

O Ushuaïa Ibiza Beach Hotel se uniu ao provedor de pagamentos biométricos de Barcelona PayTouch para que os hóspedes (que se cadastrarem na chegada) possam fazer pagamentos com suas impressões digitais. Todas as instalações do hotel são equipadas com dispositivos de leitura para que os visitantes não precisem andar pelo local com as carteiras ou cartões.

Confira as outras minitendências no link: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/12-minitendencias-mundiais-de-consumo?page=1