Curso / Oficina de Mineração de Dados

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEAS

LAB404 – LABORATÓRIO DE PESQUISA EM MIDIA DIGITAL, REDES E ESPAÇO

Oficina de Mineração de Dados e Cartografia de Perspectivas na Internet

O objetivo da oficina será capacitar 30 pesquisadores no uso de programas, scripts e plugins que atuam na extração, processamento e análise de dados sociais. Para isso, o objeto da capacitação estará focado na utilização do software/plugin Gephi, NodeXL, Netvizz para extrair dados do Twitter e Facebook. E, em seguida, realização de exercícios de visualização e interpretação de dados.

Instrutor – Prof. Dr. Fabio Malini, Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), Mestre em Ciência da Informação pelo IBICT/CNPQ – ECO-UFRJ (2002), Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor do Departamento de Comunicação, da Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o Labic (Laboratório de pesqusia sobre Internet e Cultura). Atua como realizador multimídia e na pesquisa aplicada com big data, narrativas e análises de redes sociais, coordenando atualmente a pesquisa “Cartografia das Controvérsias na Internet”, em parceria com a ECO/UFRJ.

Pré-requisito – Microcomputador com 4G RAM, com Gephi instalado  (todas as plataformas) e conta nas redes sociais Facebook e Twitter.

Inscrições – 30 vagas gratuitas, por de ordem de inscrição. Estudantes da FACOM tem prioridade, sendo que, as vagas para alunos de pós-graduação já foram preenchidas.

Clique aqui para realizar sua inscrição.

Dia e Horário – Segunda e terça, dias 29 e 30/07, das 14 as 18h.

Local – Faculdade de Comunicação da UFBA

Coordenação – Prof. Dr. André Lemos

Realização

Lab404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço – http://gpc.andrelemos.info/blog
Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas

Informe: As vagas para alunos da pós-graduação já estão preenchidas. As próximas inscrições entrarão em fila de espera, para serem efetivadas apenas em caso de desistência ou não preenchimento de outras vagas.