Evento / Lançamento de aplicativo Wi-Fi Salvador / Projeto / Wi-Fi Salvador

Lab404 lança aplicativo Wi-Fi Salvador na Faculdade de Comunicação da Ufba

Cartaz Wi-Fi Salvador

O Lab404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço, grupo de pesquisa da Universidade Federal da Bahia, lança, na quarta-feira, 31 de julho, o aplicativo Wi-Fi Salvador. O evento de lançamento acontece a partir das 18 horas, no Auditório da Faculdade de Comunicação da Ufba, no campus da universidade em Ondina.

??Projetado com apoio financeiro do Fundo de Cultura, através de edital viabilizado pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia, o Wi-Fi Salvador é um aplicativo para as plataformas Android e iOS – que abrange iPhone, iPad e iPod Touch. Através do Wi-Fi Salvador, o usuário poderá buscar por estabelecimentos comerciais, instituições e locais públicos que disponibilizam redes sem fio para acesso de seus frequentadores.

O projeto Wi-Fi Salvador parte de trabalho já desenvolvido pelo grupo desde 2007. O objetivo inicial era divulgar as possibilidades de conexão sem fio pela cidade e facilitar a localização de pontos Wi-Fi, e também pensar o uso do espaço urbano, a reconfiguração dos lugares e os novos processos de espacialização a partir das redes sem fio e as tecnologias móveis, como laptops e smartphones. Para isso, a equipe mapeou pontos de conexão à internet sem fio em diversos bairros da cidade, e montou base de dados com mais de 150 locais. Além de útil para moradores de Salvador, o aplicativo pode ser usado por turistas que querem descobrir mais sobre a capital baiana.

No lançamento, além da apresentação das duas versões do aplicativo e de suas funcionalidades para o público, serão realizadas duas palestras, uma com o professor André Lemos, idealizador do projeto, e outra com o professor Fabio Malini da UFES. Dessa maneira, o evento pretende também alcançar um público interessado em discutir cibercultura e espaço urbano.

Lemos, coordenador do projeto, apresentará conferência intitulada “Cidade Algoritmo”, na qual discutirá as relações entre as tecnologias de informação, as redes e o espaço urbano. Malini, por sua vez, apresentará a conferência “Cartografia de Controvérsias” sobre temas polêmicos discutidos na internet.

Palestrantes
André Lemos atua na área de comunicação e sociologia, com ênfase em cultura digital ou cibercultura. Pesquisador 1B do CNPq, é engenheiro, Mestre em Política de Ciência e Tecnologia pela COPPE/UFRJ e Doutor em Sociologia pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne. Foi professor visitante nas Universidades McGill e Alberta, ambas no Canadá, com bolsa de pós-doutorado pelo CNPq. É coordenador do Lab404 e professor associado do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da UFBA. Tem 13 livros publicados/organizados e dezenas de artigos em revistas de qualidade nas áreas de comunicação e sociologia, nacionais e internacionais.

Fabio Malini é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestre em Ciência da Informação pelo IBICT/CNPQ – ECO-UFRJ e Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o Labic – Laboratório de pesquisa sobre Internet e Cultura. Atua como realizador multimídia e na pesquisa aplicada com big data, narrativas e análises de redes sociais, coordenando atualmente a pesquisa “Cartografia das Controvérsias na Internet”, em parceria com a ECO/UFRJ.

Lançamento do aplicativo Wi-Fi Salvador

Data: Dia 31 de julho.
Local: Auditório da Faculdade de Comunicação da Ufba; Rua Barão de Jeremoabo, s/n – Campus Ondina.
Horário: A partir das 18h.

Realização: Lab404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço – http://gpc.andrelemos.info/blog.

Apoio Financeiro: O Wi-Fi Salvador é um projeto financiado através do Fundo de Cultura, projeto da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia.

Apoio: Póscom – Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e Universidade Federal da Bahia.

Site oficial: www.wifisalvador.com
Twitter: @wifi_salvador