2o Encontro Nacional de Dados Abertos

Nos dias 21 e 22 de novembro, 2013, acontece em Brasília o 2º Encontro de Dados Abertos, organizado pelo Ministério do Planejamento (MP), em parceria com o Escritório Brasileiro do Consórcio World Wide Web (W3C Brasil).

O Encontro está sendo realizado na Escola de Administração Fazendária (ESAF).

O Lab404 está representado no evento pelo Pesquisador Leon Rabelo, que atualmente desenvolve pesquisa de doutorado sobre dados abertos.

CAM00038

A abertura do Encontro contou com representantes da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (Ministério do Planejamento) Secretaria Nacional de Articulação Social, Secretaria Geral da Presidência da República, além do SERPRO, DATAPREV e W3C – Brasil.

A abertura teve ainda com a palestra de Irina Bolychevsky (Inglaterra), representante da Open Knowledge Foundation, que falou sobre a situação internacional dos dados abertos.

CAM00045

À tarde, entre os grupos temático do 1o dia, foram mostradas experiências municipais e estaduais dos dados abertos no Brasil. Representantes dos governos estaduais de Alagoas, Minas Gerais, Recife e São Paulo apresentaram suas experiências de abertura de dados. Discutiu-se as realizações, problemas e desafios futuros dos dados abertos no país.

CAM00046

O 2o dia do Encontro teve a conferência de Ulrich Atz (foto), do Open Data Institute, uma organização fundada por, entre outros, Tim Berners-Lee. O instituto quer ser um ‘catalizador’ de dados abertos para diferentes atores da sociedade, governos ou mundo corporativo.

Houve ainda o lançamento, por parte do W3C Brasil, de um curso online sobre a publicação de dados abertos. O curso é gratuito, interativo e aberto a todos os interessados.

Foi ainda anunciado, por parte da W3C Brasil, a tradução e publicação de um e-livro que ensina o usuário de internet a se proteger de rastreamentos indevidos.