Uncategorized

Avaliação dos Governos Abertos

Em 2011, a Iniciativa de Governo Aberto foi lançada com apenas 8 países. Hoje, em 2014, esse número subiu para 64. Como avaliar os projeto nacionais de Dados Abertos e saber de sua real consistência, avanços, problemas e nível de maturidade?

O principal meio de avaliação é o “IRM – Independent Reporting Mechanism”. Através dessa metodologia, pode-se acompanhar a evolução do OGP em cada país participante. Como se pode ler no portal da Open Government Partnership, o IRM produz relatórios de progresso semestrais independentes, avaliando o nível de desenvolvimento e implementação dos planos de ação, o progresso no cumprimento dos princípios de governo aberto, além de fazer recomendações técnicas para melhorias. Os relatórios têm a intenção de estimular o diálogo e promover a responsabilidade entre os governos membros e dos cidadãos.

O IRM lança todos os seus relatórios em formato de dados abertos. O primeiro banco de dados compilou uma lista de 958 compromissos ou ações que os países participantes do OGP elencaram como objetivos de seus planos de Dados Abertos. Um segundo banco de dados do IRM consiste de avaliações sobre a qualidade dessas ações, bem como os arranjos institucionais existentes para a OGP no momento da publicação. Um guia detalhado com definições sobre as variáveis, sua proveniência e potencial pode ser encontrado aqui.