Uncategorized

Cartografia Cultural em Maceió

O projeto Cartografia Cultural de Maceió iniciado pela prefeitura de Maceió em 2013, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas agora conta com uma página na internet, um mapa virtual da cidade que exibe pontos georeferenciados referentes a locais onde ocorrem as diversas manifestações culturais, identificadas por ícones específicos, de modo a criar um retrato da diversidade e da ancoragem local das produções culturais na cidade. O site do projeto permite ainda conferir os contatos, responsáveis, ver fotos dos local, assistir vídeos relacionados e ler sobre o histórico de atividades culturais que o espaço promove.

Por tratar-se de uma interface visual, interativa, com várias camadas de informação, a Cartografia Cultural permite que o usuário, além de localizar de maneira fácil e rápida todos os nichos culturais da cidade, cruze as informações conforme sua necessidade. Para saber, por exemplo, quais são os grupos de guerreiro ou bumba-meu-boi existentes na cidade, o usuário terá apenas que selecionar as opções “guerreiro” e “bumba-meu-boi” no filtro. Com a evolução da ferramenta, essa busca poderá ser refinada para que o resultado apresente somente um bairro específico.

Além de promover a difusão e democratização da cultura para a população, a Cartografia Cultural de Maceió é importante ferramenta para extração de indicadores, onde gestores públicos facilmente identificam áreas com alto ou baixo índice de inclusão cultural – tendo a opção de visualizar este índice por setor -, além de outras informações úteis à criação de políticas públicas de fomento à cultura, com a possibilidade de fazer uma relação entre espaço e cultura.

Esta é a primeira etapa de um esforço da Prefeitura em instrumentalizar o Sistema Municipal de Cultura com ferramentas digitais que possibilitam a participação da sociedade e o acompanhamento e divulgação de políticas e ações culturais.

Vale ressaltar que todo o sistema é desenvolvido em software livre, possibilitando a independência tecnológica e a transferência de conhecimento.