Notícia / Publicação

Lab404 lança livro “Jogos Locativos”, de Luiz Adolfo Andrade

jogos locativos_luiz adolfo

Obra foi lançada pela “Coleção Cibercultura”, em parceria entre Lab404 e Edufba

“Quando um jogo pode ser considerado locativo?” Responder a esta pergunta é um dos objetivos do ebook “Jogos Locativos”, de Luiz Adolfo Andrade, lançado em parceria entre o Lab404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA (Póscom) e a editora Edufba. O livro é uma abordagem introdutória sobre os jogos locativos, situando seu formato no âmbito dos games e na cultura digital. “Jogos Locativos” está acessível na seção Ebook no site do Lab 404 e no Repositório Institucional da UFBA.

Andrade apresenta o gênero “jogos locativos”, descreve exemplos de games experimentados no Brasil e analisa controvérsias. Jogos locativos aponta para questões de mobilidade, games e localização em meio a cibercultura contemporânea. Para o autor, trata-se de “uma virada espacial na cultura dos games, dando ênfase às funções do espaço e do lugar nas interações entre jogo e jogadores”.

Sobre o autor
Luiz Adolfo Andrade é jornalista e designer de jogos digitais. Professor na Universidade do Estado da Bahia, atuando no curso de jornalismo em multimeios e no Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA). Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade Federal da Bahia. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Coordena o Laboratório de Estudos em Mídia e Espaço (LEME/CNPq) e participa do Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaços (Lab404 – UFBA).

Sobre: Livro Jogos Locativos
Autor: Luiz Adolfo Andrade