Produtos

Come and Go (2016)

GPS writing realizado em Dublin, Irlanda. 8 hours walking, 21,4 km, 27.743 steps, 9 km with words “Come and Go!”. Inspired by homonymous Samuel Beckett’s play! Sun May 29 2016, Points: 1593, Length: 9.06 km, Duration: 1:54:23, Moving: 1:30:35,, Stopped: 23:48, Mx. Speed: 18.3 km/h, Av. Speed: 4.8 km/h, Elev. High: 26 m, Elev. Low: -14 m, Tot. Desc: 31 m, Tot. Asc: 45 m, Moving Sp: 5.5 km/h, Av. Pace: 12:38 min/km, Mov. Pace: 10:58 min/km (Powered by GPSKit). This is the end of a GPS Writing Trilogy: “Survivall“, Edmonton, 2007, 40 km by car; “Identité“, Montréal, 2008, 20 km by bike.

 

Mais Informações: http://andrelemos.info/come-and-go/

Wi-Fi Salvador (2006 – Atual)
Criado em 2006, o Wi-Fi Salvador e é um mapa colaborativo que mostra pontos de conexão a internet sem fio na capital da Bahia. O projeto está em fase de reformulação e lança em breve novo site e aplicativos para dispositivos móveis.
Coordenação – André Lemos.
Mais informações: http://blog.ufba.br/wifisalvador
Memórias Soteropolitanas (2012)

O “Memórias Soteropolitanas: Resgatando a memória de pontos turísticos com imagens antigas de Salvador através de Realidade Aumentada” é o produto do Trabalho de Conclusão de Curso da graduanda Camila Martins de Queiroz, orientado pelo professor André Lemos. O trabalho será estruturado como o projeto de mídias locativas “Memórias soteropolitanas”, que utilizará imagens antigas dos sete pontos mágicos de Salvador e proporcionará a experiência de visualizá-las na mesma região que foram tiradas, através de um canal de um aplicativo de realidade móvel aumentada. O projeto também será composto por um site, que conterá instruções para acessá-lo e um mapa digital, a ser elaborado no Google Maps. A proposta é aliar o uso da realidade aumentada e geotags com o turismo, dentro do campo da cibercultura, e promover o resgate da memória local através das imagens antigas.


Mapa dos Gols (2011)

O projeto tem como objetivo traçar um panorama da prática do futebol amador na cidade de Salvador, a partir do mapeamento colaborativo de campos e equipes de futebol, bem como de histórias e imagens que ajudem a resgatar a memória dessa faceta do esporte soteropolitano. O Mapa dos Gols foi desenvolvido por Nelson Oliveira em seu trabalho de conclusão de curso. Orientação André Lemos.
Mais informações: http://www.mapadosgols.com/


Totem Educacional (2011)

O Totem Educacional é um terminal de acesso gratuito a podcasts com informações sobre pontos de valor histórico-cultural da Bahia, incluindo a Catedral Basílica de Salvador, o Terreiro de Jesus, a Antiga Faculdade de Medicina, a Igreja de São Francisco e o Solar Ferrão, local onde ficava instalado o totem. Usuários de aparelhos móveis podiam baixar e armazenar áudios com visitas guiadas, bastando apenas conectar-se ao terminal via USB ou bluetooth. O Totem Educacional foi instalado no Centro Cultural Solar Ferrão no Pelourinho e esteve disponível ao público entre fevereiro e maio de 2011. O projeto foi desenvolvido por Macello Medeiros.


Memória das Coisas (2010)

O projeto usa QR Codes geradas no site Tale of Things e liga objetos físicos à histórias publicadas no Tumblr.
Desenvolvido por André Lemos.
Mais informações: http://memoriadascoisas.tumblr.com/

 

Mídia Locativa (2009)
Projetos técnico-artísticos desenvolvidos durante a disciplina optativa oferecida em 2009 para a Graduação em Jornalismo e Produção Cultural da Facom/UFBA.
Prof. André Lemos.
Mais informações: http://andrelemos.info/midialocativa

 

Mídias Móveis (2009)
Rede colaborativa agregando disciplinas dos Professores André Lemos, Lucia Santaella, Gilson Schwartz e Eduardo Pellanda
Site desativado: http://midiasmoveis.ning.com/

 

Survivall (2008)
GPC writing criado a partir da leitura do livro Survival de Margaret Atwood, das pesquisas em mídia locativa, cidade e mobilidade. O que está em jogo é a imaginação da cidade, a relação com as temperaturas extremas, o uso de carros como padrão deslocamento, os espaços vazios, a invisibilidade dos processos eletrônicos (A escrita pelo GPS é tão invisível quanto os hotspots WiFi) nas estruturas do espaço público. Survivall foi desenvolvido por André Lemos, Mari Fiorelli e Rob Shields.
Mais informações: http://www.andrelemos.info/survivall/


Identité (2008
)
GPS writing feito de bicicleta. A rota de 14 km foi percorrida de uma só vez e forma a palavra “Identité”, questão central no Canadá, mas particularmente forte em Montreal e em toda a região do Québec. Desenvolvido por André Lemos.
Mais informações: http://www.andrelemos.info/identite/

 

Leave a Reply