Equipe

Coordenador

André Lemos é Professor Titular da Faculdade de Comunicação (FACOM) da UFBa, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da FACOM-UFBA, doutor em Sociologia pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne (1995) e pós-doutor (visiting scholar) pela University of Alberta e McGill University, Canadá (2008). É fundador e diretor do Lab404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço e consultor ad hoc da Fapesp, CNPq e CAPES. Autor de diversos artigos nacionais, internacionais e de livros sobre cibercultura. Atualmente desenvolve pesquisa sobre Internet das Coisas, Big Data e Smart Cities com apoio do CNPq (Pesquisador nível 1A). Foi presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS), coordenador do PPGCCC-FACOM-UFBA e membro titular do Comitê de Assessoramento do CNPq para a área de Comunicação.

. Site: http://andrelemos.info
. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5586679333125539
. Twitter: @andrelemos

Professores do PPGCCC-Facom/UFBA

José Carlos Santos Ribeiro é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela FACOM/UFBa, Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), Especialista em Práticas de Ensino e Pesquisa (UFBa). Coordenador do Grupo de Pesquisa Tecnologias Contemporâneas de Comunicação – CNPq. Pesquisador participante do Centro Internacional de Estudos e Pesquisa em Cibercultura e do Grupo Cibercidades da FACOM/UFBa. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Psicologia (UFBA) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência nas áreas de Psicologia (clínica e social) e de Comunicação, com ênfase em Novas Tecnologias Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: cibercultura, sociabilidade, interações sociais, ciberespaço e processos psicossociais.

. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3642051581801976
. Twitter: @jcribeiro

. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2325071073263661

 

Pesquisadores Doutores

André Holanda é Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PPGCCC) da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Pesquisador Pós-Doc (PDJ- CNPQ) do Lab 404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço deste mesmo programa. Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo PPGCCC -FACOM-UFBA. Atuou como coordenador da Pós-graduação EaD da Unijorge; e  Pós-graduação em Comunicação Organizacional da Faculdade 2 de Julho. Professor em cursos de Pós-graduação UNIT – Universidade Tiradentes; FBB – Faculdade Batista da Bahia; Faculdade 2 de Julho; FSBA – Faculdade Social da Bahia. Atuou ainda como Professor Substituto na graduação em comunicação da UFBA – Universidade Federal da Bahia e nas graduações da Faculdade 2 de Julho, Faculdade Social da Bahia e da Unijorge.

 

Doutorandos

Daniel Marques é professor assistente do CECULT/UFRB – Centro de Cultura, Linguagem e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas no Póscom/UFBA na linha de pesquisa em Cibercultura e Pesquisador no Lab404/UFBA. Atuou também enquanto Professor dos cursos de Comunicação e Design da UNIFACS e como Professor substituto do curso de Design da UNEB. Mestre em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA, na linha de Cultura e Arte (PósCultura/UFBA), Especialista em Design Estratégico pela UNIFACS/LAUREATE e Bacharel em Design (2011) pela mesma instituição. Atuou como pesquisador dos grupos de pesquisa ComDis – Grupo de Pesquisa em Comunicação e Discursos (UNIFACS), Ecoarte – Arte, ciência e tecnologia (UFBA), e Comunidades Virtuais (UNEB). Tem experiência profissional na área de Design e Comunicação. Pesquisador do campo de Game Studies.

. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9571839733024528

danielmarquescontato@gmail.com

@daniel_kk

Elias Bitencourt é doutorando em comunicação pela Faculdade de Comunicação FACOM/UFBA, mestre em cultura e sociedade pelo Instituto de Artes e Humanidades IHAC/UFBA (2014), especialista em design de interfaces pela Unifacs (2004), graduado em Desenho industrial com habiliatação em programação visual pela Universidade do Estado da Bahia (2003). É professor auxiliar em regime de dedicação exclusiva na Universidade do Estado da Bahia – UNEB e vice-coordenador do curso de Especialização em Game Design (FAPESB/UNEB). Atua como pesquisador nos grupos Comunidades Virtuais/UNEB, ACSO/UNEB e Lab404/UFBA, onde desenvolve atividades de pesquisa em cultura digital, tomando por objetos tecnologias vestíveis (wearables), internet das coisas (IoT), big data e Teoria Ator-Rede.

. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0398551296546687

eliasbitencourt.com.br
facebook.com/eliasbitencourt
@eliasbitencourt

Leonardo Pastor é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação eCultura Contemporâneas (PPGCCC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), soborientação do Prof. Dr. André Lemos, com bolsa concedida pela CAPES; mestre pelomesmo programa de pós-graduação, com dissertação sobre práticas envolvendo o usosmartphone para fotografar; graduado em Comunicação Social, com habilitação emJornalismo, pela Faculdade de Comunicação da UFBA. Pesquisa temas voltados para arelação entre processos fotográficos e dispositivos digitais, teorias da fotografia einterseções entre filosofia, sociologia e comunicação. Sua pesquisa atual direciona-separa uma investigação das práticas contemporâneas do selfie através de experiênciasrelacionais, construções de intimidade e relatos de si. Além do LAB404, LeonardoPastor participa do ECSAS – Núcleo de Estudos em Ciências Sociais, Ambiente eSaúde, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFBA
. Twitter: @leopastor

Nayra Veras de Araújo é Doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporânea na Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (2011), especialista em Gestão de Marketing Digital pelo Centro Universitário Uninovafapi, graduada em Bacharelado em Comunicação Social – Hab.Jornalismo e em Licenciatura Plena em História. Foi Professora dos cursos de Licenciatura Plena em História e Bacharelado em Comunicação Social da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) no período de 2012 a 2013. Tem experiência como Assessora de Comunicação e atualmente investiga o uso de aplicativos de dispositivos móveis na comunicação pública de cidades, sob a orientação do professor Dr. André Lemos.

. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8455342303258255
. E-mail: nayraveras@hotmail.com

Raniê Solarevisky de Jesus é doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea na Universidade Federal da Bahia. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (2014) na linha de Mídia e Cultura, bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (2011). Pesquisa temas ligados a mídias digitais e teorias da comunicação e do jornalismo. Atualmente trabalha em um modelo de comunicação para a Internet das Coisas que seja capaz de refletir sobre o lugar do humano nos sistemas. Sua pesquisa atual no Lab404 tem intenção de rastrear aplicações de Internet das Coisas em uso na cidade de Salvador. Tem experiência profissional na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo para a web e assessoria de comunicação.

. E-mail: rsjjornal@gmail.com
. Twitter: https://twitter.com/RanieSolarevisk
. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4742637728287269

Vívian Corneti é publicitária, MBA em Gestão de Pessoas e Mestre em Comunicação Social pela UNISINOS na Linha Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação. Sua pesquisa doutoral, orientada pelo Prof. Dr. André Lemos no Póscom UFBA, versa sobre a construção da cidadania comunicativa e da subjetividade por pessoas com deficiência através das gambiarras construídas para a utilização dos dispositivos que permitem sua interação nas redes digitais tecnológicas. Atua como pesquisadora nos grupos PROCESSOCOM (Unisinos) e Lab404 (UFBA). Suas principais áreas de interesse são: inclusão social; cibercultura; cidadania comunicativa; subjetividades; gambiarras; identidades culturais; acessibilidade; materialidades da comunicação e comunicação das coisas.

. E-mail: vivicorneti@gmail.com
. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2274560249614859

Mestrandos

Moisés Costa Pinto é mestrando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo Póscom – Facom/UFBa; Atua como pesquisador do Lab404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço. Pesquisa transformações nos espaços urbanos a partir do aplicativo Waze, sob a orientação do professor Dr. André Lemos. É Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBa).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5700084275752763
Blog: www.moisescosta.com.br
Twitter: www.twitter.com/monzacosta
Academia: https://ufba.academia.edu/MoisésCostaPinto/

Iniciação científica

Brenda Matos – Graduanda em Comunicação Social com habilitação em Produção Cultural. Bolsista PIBIC.

Michelle Oliveira – Graduanda em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC.

 

PESQUISADORES FORMADOS (2000-2014)

Pós-Doutoramento

Karla Brunet – Formação de pós-doutoramento no GPC, 2007-2008, com pesquisa sobre Redes, Colaboração e Espaço Urbano. Atual professora do IHAC/UFBA/

André Holanda – Início do Pós-Doutoramento (2014-2015).

Doutoramento

André Holanda – Mestre e Doutor em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Tese sobre Jornalismo, Tablets e Teoria Ator-Rede.

Thiago Falcão –  Mestre e Doutor em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Tese sobre Games e Teoria Ator-Rede.

Fernando Firmino – Mestre e Doutor em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Tese sobre Jornalismo e Tecnologias Móveis.

Jamil Marques – Mestre e Doutor em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Tese sobre Ciberdemocracia.

Luis Adolfo Andrade – Doutor em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Tese sobre Jogos Eletrônicos (ARG) e espacialização. (Doutorado).

Macello Medeiros – Mestre e Doutor em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Tese sobre Rádio Digital (mestrado) e Zonas Bluetooth (Doutorado).

Sivaldo Pereira – Mestre e doutor em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Pesquisa sobre Portais Governamentais.

Mestrado

Leonardo Pastor –  Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas – Dissertação sobre Fotografia, Automatismo e Teoria Ator-Rede

Leonardo Ferreira – Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas – Dissertação sobre Games e Teoria Ator-Rede

Talyta Singer – Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas – Dissertação sobre Internet das Coisas e Teoria Ator-Rede

Adelino Mont’Alverne – Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da FACOM/UFBA. Pesquisa sobre Mídias Locativas.

Carla Andrea Schwingel – Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea. Pesquisa sobre Comunicação e Criação na Internet

Diego Brotas – Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da FACOM/UFBA. Pesquisa sobre Mídias Locativas e Paisagens Sonoras (Mestrado)

Flávia Rocha – Mestre em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Dissertação sobre Governo Eletrônico

Leonardo Branco – Mestre em Comunicação e Culturas Contemporâneas (UFBA). Pesquisa sobre Mapas Colaborativos.

Leonardo Costa – Mestre em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Dissertação sobre Inclusão Digital.

Maria Eugênia Rigitano – Mestre em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Dissertação sobre Ciberativismo.

Maurício Cunha – Mestre em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Dissertação sobre Interface de Portais Governamentais.

Monica Paz – Mestre e doutorando em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Pesquisa sobre Software Livre.

Paulo Vitor Sousa – Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da FACOM/UFBA. Pesquisa sobre Cartografias Colaborativas (Mestrado).

Patrícia Barros Moraes – Mestre em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Dissertação sobre Cibercidade

Thiago Falcão – Mestre e doutorando em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Pesquisa sobre Games.

Iniciação Científica

Aurélio da Cunha – Graduado, TCC sobre “wireless street games”.

Camila Queiroz – Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC.

Egideilson Santana – Graduando em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC.

Fernanda Rubim – Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC – Monografia sobre Cidade e Cinema

Frederico Fagundes – Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC.

Laís Furtado – Graduanda em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC.

Lorena Novas – Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC – Monografia sobre Cidade e Cinema

Luana Maldonado – Graduada em Comunicação Social com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura.

Nelson Oliveira Neto – Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC. Projeto Mapa dos Gols

Leonardo Pastor – Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC.

Leave a Reply