Eventos

Newton Fund: “Urbanidades Ampliadas e Tecnologias Inteligentes” (2015)

O projeto “Urbanidades Ampliadas e Tecnologias Inteligentes” é uma parceria de pesquisa entre RCUK e CONFAP financiada através do Newton Fund. O projeto visa construir uma forte colaboração de pesquisa em smart cities e a interação entre infra-estruturas físicas e digitais no Brasil e no Reino Unido.

Esta colaboração de pesquisa foca na interseção de duas áreas de pesquisa interconectadas – tecnologias inteligentes e smart cities. Ambas são importantes para se entender as enormes transformações urbanas nas últimas duas ou três décadas. Os pesquisadores envolvidos na colaboração tem contribuído significativamente no desenvolvimento dessa arena de pesquisa através tanto de livros individuais quanto colaborativos, de publicações revisadas por pares e de organização de conferências e eventos.

Através de um programa de mobilidade acadêmica o projeto cria um ambiente de discussão para a troca de ideias e experiências envolvendo pesquisadores acadêmicos sêniores assim como estudantes de doutorado da PUCPR, da UFBA/Lab404, da Durham University e da Plymouth University.

Simpósio Internacional A Vida Secreta dos Objetos (2012)
Simpósio internacional que contou com a participação dos pesquisadores André Lemos (UFBA), Vinicius Andrade Pereira (UERJ/ESPM), Erick Felinto (UERJ), Adalberto Müller (UFF), Graham Harman (Universidade Americana do Cairo), Siegfried Zielinski (Universität der Künste Berlin), Richard Grusin (Universidade de Wisconsin-Milwaukee) e Bruno Latour (Sciences Po Paris). O evento foi realizado em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza em uma parceria entre oito programas de pós-graduação em Comunicação (UERJ, UFF, UFRJ, PUCRJ, UFBA, ESPM-SP, PUC-SP, UFC), um em Letras (UFF), dois grupos de pesquisa (GPC e Vilém Flusser Archiv) e duas instituições internacionais (Universität Wien e Universität der Künste Berlin).
Mais informações: http://avidasecretadosobjetos.wordpress.com/

Interseções (2010, 2011)
Seminários realizados de forma esporádica com convidados externos, abertos a toda a comunidade da UFBA e ao público em geral. Já participaram do Interseções Artur Matuck, Vinicius Andrade Pereira, Eduardo Pellanda, Paola Berenstein Jacques, Fabiana Britto e Clímaco Dias.

Lugares da Sociabilidade (2010)
O primeiro seminário aconteceu em 2010 e reuniu pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Cibercidades (GPC) e do Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS). As quatro mesas temáticas discutiram Cartografia colaborativa; Game Studies; Dispositivos Móveis e Redes Sociais; Jornalismo Móvel e Mídia Locativa; Interação e Redes Sociais; e Dispositivos Móveis e Jornalismo Digital.
Mais informações: http://www.lab404.ufba.br/index.php/2010/09/28/lugares-da-sociabilidade/

Ciberurbe. A cidade na Sociedade da Informação. (2004)
Evento internacional realizado em 2004 com participantes de Portugal, Estados Unidos, França, México, Canadá, Argentina e Brasil. Evento de três dias de discussão sobre a Cidade na Sociedade da Informação. O III Colóquio Internacional Redes e Cibercidades deste ano tem como tema “Ciberurbe. A cidade na sociedade da informação”. O evento faz parte das atividades do Grupo de Pesquisa em Cibercidades/Ciberpesquisa (CNPq) e do convênio de cooperação entre a Universidade de Aveiro e o Programa de Pós da Facom/UFBa (CAPES/GRICE).

Leave a Reply