E-books

Coleção Cibercultura/Lab404 (EDUFBA)

Introdução ao Estudo de Jogos

estudo de jogos

Introdução ao Estudos de Jogos de Mariana Amaro e Suely Fragoso mostra que a associação entre jogos e infância é coisa do passado. Nos últimos anos, jogos digitais e de tabuleiro cada vez mais refinados e complexos têm demonstrado a importância do público adulto em um mercado que movimenta valores da ordem dos bilhões em todo o mundo. Jogos estão em destaque nas prateleiras das lojas e nas livrarias, nas bibliotecas, bares, jornais, revistas e na televisão. O mundo acadêmico também está atento ao fenômeno, acompanhando de perto a expansão do número de pessoas que jogam, a diversificação de seu perfil e o papel da indústria dos jogos no cenário cultural, político e econômico. No centro de todos esses interesses estão os próprios jogos, que finalmente conquistaram seu lugar como objeto de interesse científico. O livro está disponível gratuitamente no repositório da UFBA

 

 

Introdução à análise de Rede Sociais Online

IMG_2655

A Análise de Redes Sociais (ARS) de Raquel Recuero é uma abordagem de pesquisa cuja popularidade tem aumentado nos últimos anos, principalmente, entre os pesquisadores da área de Comunicação. É nesse âmbito que várias obras, entre artigos e livros, vêm surgindo e introduzindo o estudo dessas estruturas a partir da análise de redes e da compreensão da representação dessas redes sociais na internet. Este livro é uma pequena compilação dos principais conceitos e elementos para a compreensão e a aplicação da ARS. O livro  é baseado em uma breve apresentação e histórico do paradigma, os principais conceitos, suas métricas e, finalmente, suas formas de representação e visualização. O livro está disponível gratuitamente no repositório da UFBA (aqui).

 

 

Ciberpolítica – Conceitos e Experiências

livro ciberpolitica

 

“Ciberpolítica – Conceitos e Experiências”, de Francisco Paulo Jamil Marques, apresenta, de forma introdutória, alguns dos conceitos e casos mais relevantes de uso político da comunicação digital. Francisco Paulo Jamil Marques argumenta que, atualmente, é mais proveitoso entender dimensões particulares do uso político da comunicação digital para, aos poucos, ser possível formar um quadro mais amplo acerca dos processos políticos que têm lugar nas redes telemáticas. Para o autor, os media digitais “dialogam” com as estruturas sociais e culturais já existentes, ao mesmo tempo em que ajudam a moldá-las. Acesse o Repositório Institucional da UFBA para baixar o livro.

 

 

 

Jogos Locativos

capa livro jogos locativos luiz adolfo

 

“Quando um jogo pode ser considerado locativo?” Responder a esta pergunta é um dos objetivos do ebook “Jogos Locativos”, de Luiz Adolfo Andrade. O livro é uma abordagem introdutória sobre os jogos locativos, situando seu formato no âmbito dos games e na cultura digital. Andrade apresenta o gênero “jogos locativos”, descreve exemplos de games experimentados no Brasil e analisa controvérsias. Jogos locativos aponta para questões de mobilidade, games e localização em meio a cibercultura contemporânea. Para o autor, trata-se de “uma virada espacial na cultura dos games, dando ênfase às funções do espaço e do lugar nas interações entre jogo e jogadores”. “Jogos Locativos” está acessível no Repositório Institucional da UFBA.

 

 

 

Jornalismo Móvel


jornalismo movel 

“Jornalismo móvel” de Fernando Firmino da Silva (UEPB)  é resultado da tese de Doutorado (2013) do autor, que durante o desenvolvimento foi vencedor do Prêmio Freitas Nobre categoria doutorado do Intercom Nacional e, em 2014,  selecionada como a Melhor Tese de Doutorado de 2013 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia – UFBA. O livro explora o conceito de “jornalismo móvel”, aponta casos ilustrativos, controvérsias e outros aspectos, numa perspectiva histórica.  O jornalismo móvel  é um tema relevante para pensar questões metodológicas, conceituais e pragmáticas para o Campo da Comunicação e do Jornalismo. O livro está livre para download em formatos PDF e EPUB (o formato MOBI sairá em breve) no Repositório Institucional da UFBA 

Leave a Reply