Ebooks

Edições

  • Ciberpolítica – Conceitos e Experiências

livro ciberpolitica“Ciberpolítica – Conceitos e Experiências”, de Francisco Paulo Jamil Marques, é novo ebook da Coleção Cibercultura, lançado em parceria entre o Lab404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA (Póscom) e a editora Edufba. O objetivo do livro é apresentar, de forma introdutória, alguns dos conceitos e casos mais relevantes de uso político da comunicação digital. Baixe aqui o ebook ou acesse o Repositório Institucional da UFBA.

Francisco Paulo Jamil Marques argumenta que, atualmente, é mais proveitoso entender dimensões particulares do uso político da comunicação digital para, aos poucos, ser possível formar um quadro mais amplo acerca dos processos políticos que têm lugar nas redes telemáticas. Para o autor, os media digitais “dialogam” com as estruturas sociais e culturais já existentes, ao mesmo tempo em que ajudam a moldá-las.

Sobre o Autor: Francisco Paulo Jamil Marques é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Serviço
Sobre: Livro “Ciberpolítica – Conceitos e Experiências”
Autor: Francisco Paulo Jamil Marques
Editora: Edufba, em parceria com Lab404 e Póscom/Ufba
Contato autor: marquesjamil@gmail.com
Contato “Coleção Cibercultura”: alemos@ufba.br
Download gratuito: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19351
Site Lab404: http://www.lab404.ufba.br

  • Jogos Locativos

capa livro jogos locativos luiz adolfo“Quando um jogo pode ser considerado locativo?” Responder a esta pergunta é um dos objetivos do ebook “Jogos Locativos”, de Luiz Adolfo Andrade, lançado em parceria entre o Lab404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA (Póscom) e a editora Edufba. O livro é uma abordagem introdutória sobre os jogos locativos, situando seu formato no âmbito dos games e na cultura digital. “Jogos Locativos” está acessível na seção Ebook no site do Lab 404 ( BAIXE AQUI ) e no Repositório Institucional da UFBA.

Andrade apresenta o gênero “jogos locativos”, descreve exemplos de games experimentados no Brasil e analisa controvérsias. Jogos locativos aponta para questões de mobilidade, games e localização em meio a cibercultura contemporânea. Para o autor, trata-se de “uma virada espacial na cultura dos games, dando ênfase às funções do espaço e do lugar nas interações entre jogo e jogadores”.

Sobre o autor
Luiz Adolfo Andrade é jornalista e designer de jogos digitais. Professor na Universidade do Estado da Bahia, atuando no curso de jornalismo em multimeios e no Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA). Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade Federal da Bahia. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Coordena o Laboratório de Estudos em Mídia e Espaço (LEME/CNPq) e participa do Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaços (Lab404 – UFBA).

Serviço
Sobre: Livro Jogos Locativos
Autor: Luiz Adolfo Andrade
Editora: Edufba, em parceria com Lab404 e Póscom/Ufba
Contato autor: laandrade@uneb.br
Contato “Coleção Cibercultura”: alemos@ufba.br
Download gratuito: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18852
Site Lab404: http://www.lab404.ufba.br

  • Jornalismo Móvel

jornalismo móvel de fernando firminoAcaba de ser lançado o livro “Jornalismo móvel” do professor doutor e pesquisador Fernando Firmino da Silva (UEPB) pela Coleção Cibercultura, através do Lab404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA e a editora EDUFBA. A publicação é resultado da tese de Doutorado (2013) do autor, que durante o desenvolvimento foi vencedor do Prêmio Freitas Nobre categoria doutorado do Intercom Nacional e, em 2014,  selecionada como a Melhor Tese de Doutorado de 2013 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia – UFBA. 

A “Coleção Cibercultura/Lab404? é coordenada pelo professor André Lemos. Veja mais sobre o livro e a coleção e faça o download gratuito em formato PDF e EPUB. Em breve estará disponível também para Kindle, formato MOBI.

“O objetivo é produzir dois e-books por ano a fim de oferecer obras de referências sobre temas da atualidade da cultura digital, em linguagem direta, objetiva e clara, com o suporte de imagens e infográficos. Busca-se suprir uma lacuna na produção de textos acadêmicos eletrônicos didáticos para estudantes de graduação, pós-graduação e o público em geral.

Os próximos livros já estão no prelo e devem sair nos próximos meses (Jogos Locativos e Internet e Política). Aceitamos originais em fluxo contínuo.”

O livro está livre para download em formatos PDF e EPUB (o formato MOBI sairá em breve) no Repositório Institucional da UFBA 

Sobre o autor:
Fernando Firmino da Silva é  doutor em comunicação e cultura contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Professor do Departamento de Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade Estadual da Paraíba e professor do Programa de Pós-Graduação em jornalismo, da Universidade Federal da Paraíba. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Mobilidade (MobJor). Colaborador do Grupo de Pesquisa Lab404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço e do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL). Pesquisador membro do Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. E-mail: fernando.milanni@globo.com

Normas

NORMA PARA AUTORES

1. Quem pode submeter originais para publicação?
O proponente deve ter título de doutor ou equivalente.

2. O que deve ser um original para a coleção Lab404/EDUFBA?
Inédito. Uma obra de referência sobre temas da atualidade da cultura digital, em linguagem direta, objetiva e clara, com o suporte de imagens e infográficos. Busca-se suprir uma lacuna na produção de textos acadêmicos eletrônicos didáticos para estudantes de graduação, poós-graduação e público em geral (similar ao das coleções “Primeiros Passos” da Brasiliense ou os da coleção “Qui Sais-Je”, da PUF, França).

3. Qual o formato do original?
Cada e-book terá em média (não exclusivo) 50 páginas (até 12 mil palavras e uma imagem por página), dividas nas seguintes sessões. As sessões podem ter outros títulos, mas devem necessariamente fazer parte do material enviado:

Capa – 2 páginas para início e fim;
Sumário – 1 página com a lista de tópicos;
Introdução – 1 página sobre o tema do e-book;
Apresentação – 5 a 15 páginas conceituando o tema;
Casos – 5 a 15 páginas com casos e exemplo concretos;
Controvérsias/Discussões – 5 a 15 páginas apresentando controvérsias, criticas, etc.;
Conclusão – 1 página com um fechamento do conteúdo, e;
Referências – 1 página com links e referências úteis sobre o tema

Deve-se evitar o uso de muitas notas de rodapé. O interessante é ter um texto mais fluido e que o autor deixe nas referências indicações de leituras e de material audiovisual como vídeos, sites, apresentações etc.

O proponente deve ter o direito de uso das imagens ou autorização para publicá-la. O trabalho de obtenção da autorização é de responsabilidade do proponente. Não serão aceitos originais sem imagens autorizadas ou de livre uso.

>>Clique aqui para fazer download das normas para autores.

Prof. Dr. André Lemos, Editor
Prof. Dr. José Carlos Ribeiro, Editor Assistente
Prof. Dr. Edson Dalmonte, Editor Científico

Contato “Coleção Cibercultura”: alemos@ufba.br


NORMA PARA CONSULTORES

1. O que deve ser o texto de um e-book da coleção Lab404/EDUFBA?

Obra de referência e inédita sobre temas da atualidade da cultura digital, em linguagem direta, objetiva e clara, com o suporte de imagens e infográficos.

Busca-se suprir uma lacuna na produção de textos acadêmicos eletrônicos didáticos para estudantes de graduação, pós-graduação e público em geral (similar ao das coleções “Primeiros Passos” da Brasiliense ou os da coleção “Qui Sais-Je”, da PUF, França).

2. Formato

Cada e-book terá em média (não exclusivo) 50 páginas (até 12 mil palavras e uma imagem por página), dividas nas seguintes sessões. As sessões podem ter outros títulos, mas devem necessariamente fazer parte do material enviado:

  • Capa – 2 páginas para início e fim;
  • Sumário – 1 página com a lista de tópicos;
  • Introdução – 1 página sobre o tema do e-book;
  • Apresentação – 5 a 15 páginas conceituando o tema;
  • Casos – 5 a 15 páginas com casos e exemplo concretos;
  • Controvérsias/Discussões – 5 a 15 páginas apresentando controvérsias, criticas, etc.;
  • Conclusão – 1 página com um fechamento do conteúdo, e;
  • Referências – 1 página com links e referências úteis sobre o tema

Deve-se evitar o uso de muitas notas de rodapé. O interessante é ter um texto mais fluido e que o autor deixe nas referências indicações de leituras e de material audiovisual como vídeos, sites, apresentações etc.

O proponente deve ter o direito de uso das imagens ou autorização para publicá-la. O trabalho de obtenção da autorização é de responsabilidade do proponente. Não serão aceitos originais sem imagens autorizadas ou de livre uso.

>> Clique aqui para fazer download do formulário de avaliação para consultores

Prof. Dr. André Lemos, Editor
Prof. Dr. José Carlos Ribeiro, Editor Assistente
Prof. Dr. Edson Dalmonte, Editor Científico

Coleção Cibercultura - Lab404

A “Coleção Lab404/EDUFBA” é um projeto de publicação de e-books a fim de oferecer obras de referências sobre temas da atualidade da cultura digital, em linguagem direta, objetiva e clara, com o suporte de imagens e infográficos. Busca-se suprir uma lacuna na produção de textos acadêmicos eletrônicos didáticos para estudantes de graduação, pós-graduação e o público em geral.

Contato “Coleção Cibercultura”: alemos@ufba.br

Editores

Editor – André Lemos
Editor Associado – José Carlos Ribeiro
Editor Científico – Edson Dalmonte, coordenador do PPGCCC/UFBA

Conselho Editorial

Adriana Amaral, UNISINOS
Alex Primo, UFRGS
Eduardo de Jesus, PUC-MG
Eduardo Pellanda, PUC-RS
Eduardo Vizer, Unisinos
Fabio Duarte, PUC-PR
Fabio Fernandes, PUC-SP
Fabio Malini, UFES
Fatima Regis, UERJ
Fernanda Bruno, UFRJ
Fernando Firmino, UECG
Gisele Beiguelman, USP
Henrique Antoun, UFRJ
Jamil Marques, UFC
Lidia Oliveira – UA – PT
Lucia Santaella, PUC-SP
Luis Adolfo Andrade, UNEB
Lynn Alves, UNEB
Macello Medeiros, UNEB
Marco Silva – UERJ
Marco Toledo Bastos, USP
Marcos Palacios, UFBA
Massimo di Felice, USP
Nelson Pretto, UFBA
Paulo Serra – Beira Interior – PT
Raquel Recuero, UCPEL
Rob Shields, University of Alberta, Canadá
Rodrigo Firmino, PUC-PR
Sandra Montardo, FEEVALE
Sandra Rúbia da Silva, UFSM
Sergio Amadeu – UFBAC
Simone Pereira de Sá, UFF
Sueli Fragoso, UNISINOS
Vinicius Andrade Pereira, UERJ/ESPM

Leave a Reply