Membros

  Coordenador

André LemosAndreLemos_foto copy

Professor Titular da Faculdade de Comunicação da UFBa, Engenheiro, Mestre em Política de Ciência e Tecnologia (COPPE/UFRJ, 1991), Doutor em Sociologia (Université René Descartes, Paris V, Sorbonne, 1995). Foi visiting scholar naUniversity of Alberta e McGill University, Canadá (2007-2008 – CNPQ) e na National University of Ireland, Irlanda (2015-2016 – CAPES). É coordenador do Lab 404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço.

. Latteshttp://lattes.cnpq.br/5586679333125539
. Sitehttp://andrelemos.info

 

Pesquisadores Doutores

 

Natália Cortez 2015-05-25 17.03.32-3

Graduação em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo – (PUC-MG 2004), mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas (PUC-MG  2009), e doutorado em Comunicação Social: Comunicação e Sociabilidade Contemporânea UFMG (2016), com estágio doutoral na Pennsylvania StateUniversity. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Comunicação (UFBA) e pesquisa temáticas relacionadas à comunicação digital e às teorias semióticas. Integra o Lab404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço e o GPESC – Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação.

 

Avatar-TarcisioTarcisio Cardoso

Professor adjunto do Departamento de Comunicação da UFBA. Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) pela PUC-SP (2015). Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2010). Projeto de pesquisa: Dilemas da comunicação na era digital – confrontação de modelos clássicos e contemporâneos.

 

 

Doutorandos

foto_release-2Daniel Marques

Professor assistente do CECULT/UFRB, Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom/UFBA) e Pesquisador no Lab404/UFBA. Atuou também enquanto Professor dos cursos de Comunicação e Design da UNIFACS e como Professor substituto na UNEB. Mestre em Cultura e Sociedade (PósCultura/UFBA), Especialista em Design Estratégico (UNIFACS/LAUREATE) e Bacharel em Design (UNIFACS/LAUREATE). Atualmente pesquisa sobre cultura digital e novas mídias, privacidade, Teoria Ator-Rede, Materialidades, Game Studies e e-Sports.

. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9571839733024528

 

IMG_8242Elias Bitencourt

Professor Assistente em regime de dedicação exclusiva (UNEB) e coordenador do Laboratório de mídias ubíquas (UBLAB/UNEB). Doutorando em comunicação pela Faculdade de Comunicação -(UFBA), estágio sanduíche na universidade de Concordia, Canadá. Mestre em Cultura e Sociedade pelo Instituto de Artes e Humanidades (UFBA 2014), especialista em Design de Interfaces pela Unifacs (2004), graduado em Desenho Industrial com habilitação em programação visual (UNEB 2003). Pesquisador nos grupos Comunidades Virtuais/UNEB e Lab404/UFBA. Dedica-se às investigações nos campos: Cultura Digital, Teoria Ator-Rede, Ontologia Orientada ao Objeto e New Materialism, tomando por objetos de estudo a relação entre corpo, Internet das Coisas, wearables e Big Data.

. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0398551296546687

FredFrederico Oliveira

É doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Jornalista, é especialista em Processos e Produtos Criativos e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás.

http://lattes.cnpq.br/2791932279957633

 

 

 

 

IMG_2722Leonardo Pastor

Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA), bolsista (CAPES); graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo,(FACOM/UFBA). Pesquisa temas voltados para a relação entre processos fotográficos e dispositivos digitais, teorias da fotografia e etnografia. Participa do ECSAS – Núcleo de Estudos em Ciências Sociais, Ambiente e Saúde, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UFBA).

 

20170726_112726Nayra Veras de Araújo

Doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporânea na Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (2011) e graduada em Bacharelado em Comunicação Social – Hab.Jornalismo e em Licenciatura Plena em História. Como professora já atuou nos cursos de História, Direito, Jornalismo, Publicidade, Design e Serviço Social. Atualmente investiga o uso de aplicativos de dispositivos móveis na comunicação pública de cidades.
. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8455342303258255

 

 

Capt2Raniê Solarevisky de Jesus Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea (UFBA). Mestre em Comunicação (UFB 2014), bacharel em Jornalismo(UFG 2011). Pesquisa temas ligados a mídias digitais e teorias da comunicação e do jornalismo. Estuda no doutorado as apropriações de soluções de Internet das Coisas e a maneira como alteram a distribuição de mediações e agências nesses sistemas. Atualmente é professor substituto na UFG, ministrando as disciplinas de webjornalismo, assessoria e consultoria em comunicação, teorias da comunicação, cibercultura e projeto de pesquisa. Tem experiência profissional na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo para a web e assessoria de comunicação.
. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4742637728287269

fotovivianVívian Corneti

Professora Assistente (UFOB). Mestre em Comunicação Social pela UNISINOS na Linha Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação (2014), sob orientação do Prof. Dr. Alberto Efendy Maldonado, com bolsa pela CAPES. Autora do livro Ciborgues Midiatizados. Integra, também, o Grupo de Pesquisa PROCESSOCOM – Processos Comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção. Cursou MBA em Gestão de Pessoas (2009) e graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (UNITAU 2007). Principais áreas de interesse: inclusão social; cibercultura; cidadania; materialidades da comunicação; identidades culturais; tecnologias acessíveis; usos e apropriações da internet.
. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2274560249614859

Iniciação científica

Gabriel Bastos – Graduado no Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades da UFBA; Graduando em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC/CNPq.

 

PESQUISADORES FORMADOS (2000-2014)

Pós-Doutoramento

André Holanda – Pós-Doutoramento (2014-2015).

Karla Brunet – Formação de pós-doutoramento no GPC, 2007-2008, com pesquisa sobre Redes, Colaboração e Espaço Urbano. Atual professora do IHAC/UFBA/

Doutoramento

André Holanda – Mestre e Doutor em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Tese sobre Jornalismo, Tablets e Teoria Ator-Rede.

Thiago Falcão –  Mestre e Doutor em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Tese sobre Games e Teoria Ator-Rede.

Fernando Firmino – Mestre e Doutor em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Tese sobre Jornalismo e Tecnologias Móveis.

Luis Adolfo Andrade – Doutor em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Tese sobre Jogos Eletrônicos (ARG) e espacialização. (Doutorado).

Macello Medeiros – Mestre e Doutor em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Tese sobre Rádio Digital (mestrado) e Zonas Bluetooth (Doutorado).

Mestrado

Leonardo Pastor –  Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas – Dissertação sobre Fotografia, Automatismo e Teoria Ator-Rede

Leonardo Ferreira – Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas – Dissertação sobre Games e Teoria Ator-Rede

Talyta Singer – Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas – Dissertação sobre Internet das Coisas e Teoria Ator-Rede

Adelino Mont’Alverne – Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da FACOM/UFBA. Pesquisa sobre Mídias Locativas.

Carla Andrea Schwingel – Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea. Pesquisa sobre Comunicação e Criação na Internet

Diego Brotas – Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da FACOM/UFBA. Pesquisa sobre Mídias Locativas e Paisagens Sonoras (Mestrado)

Flávia Rocha – Mestre em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Dissertação sobre Governo Eletrônico

Leonardo Branco – Mestre em Comunicação e Culturas Contemporâneas (UFBA). Pesquisa sobre Mapas Colaborativos.

Leonardo Costa – Mestre em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Dissertação sobre Inclusão Digital.

Maria Eugênia Rigitano – Mestre em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Dissertação sobre Ciberativismo.

Maurício Cunha – Mestre em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Dissertação sobre Interface de Portais Governamentais.

Paulo Vitor Sousa – Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da FACOM/UFBA. Pesquisa sobre Cartografias Colaborativas (Mestrado).

Patrícia Barros Moraes – Mestre em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Dissertação sobre Cibercidade

 

Iniciação Científica

Vitoria Croda, graduanda, 2018

Hilza Cordeiro, graduada, 2018

Michelle Santos, graduada 2017

Paula Holanda, graduada 2018

Aurélio da Cunha – Graduado, TCC sobre “wireless street games”.

Camila Queiroz – Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC.

Egideilson Santana – Graduando em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC.

Fernanda Rubim – Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC – Monografia sobre Cidade e Cinema

Frederico Fagundes – Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC.

Laís Furtado – Graduanda em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC.

Lorena Novas – Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC – Monografia sobre Cidade e Cinema

Luana Maldonado – Graduada em Comunicação Social com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura.

Nelson Oliveira Neto – Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC. Projeto Mapa dos Gols

Leonardo Pastor – Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC.

Leave a Reply