Interseções

O Interseções é uma iniciativa que promove ciclos de palestras, videoconferências, seminários e oficinas com temáticas adjacentes às pesquisas desenvolvidas no Lab 404. O objetivo principal é favorecer a interlocução entre estudantes, pesquisadores e grupos de pesquisa, nacionais e internacionais, que desenvolvam investigações correlacionadas aos interesses de estudo do Lab 404. O interseções está em expansão constante e é aberto a propostas externas. Caso você tenha interesse em contribuir com a nossa rede e a sua pesquisa possua uma interlocução com as nossas temáticas centrais, envie um e-mail para (endereço) com um breve descritivo da proposta (palestra ou oficina) e o currículo resumido do proponente. Sendo aprovada, sua apresentação poderá fazer parte da nossas edições futuras. O calendário atualizado das próximas ações do projeto pode ser acessado na aba (colocar link “calendário”) do nosso site.

Histórico

2017

Internet das coisas (IoT) e o projeto Smart-UFBA

O Professor Cassio Prazeres (UFBA) fala sobre a Internet das coisas (IoT) e o projeto Smart-UFBA desenvolvido no WISER/CNPq – laboratório de pesquisa que coordena na instituição. Prazeres defende que a grande variedade de coisas e dispositivos do dia-a-dia que podem ser disponibilizados na IoT demanda por infraestruturas capazes de gerenciar a publicação, descoberta, composição, utilização e o compartilhamento desses dispositivos na rede. Como resposta a essas questões, o projeto Smart-UFBA apresenta uma proposta de infraestrutura para disponibilização de dispositivos físicos na Internet, com foco em automatizar a criação de aplicações para um Campus Universitário Inteligente. O evento ocorreu no dia 05 de abril, 14:30h na sala 05 do POSCOM – Faculdade de Comunicação da UFBA. Clique aqui para assistir.

Cássio Prazeres é Doutor em Ciências – Área de Ciências de Computação e Matemática Computacional – pela Universidade de São Paulo (2009), possui estágio pós-doutoral no DERI (Digital Enterprise Research Institute) na National University of Ireland (Galway) e é professor Adjunto IV na Universidade Federal da Bahia (UFBA) nas áreas Internet/Web/Multimídia. Na pós-graduação, atua como orientador permanente no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PGCOMP-UFBA) e coordenador do Laboratório e Grupo de Pesquisa CNPq WISER (Web, Internet and Intelligent Systems Research Group).

2016

Sociologia Digital: os desafios para a pesquisa no século XXI

A edição do projeto interseções/lab404 2016 tem como tema a sociologia digital e os desafios para a pesquisa no século XXI. Trazemos como convidado o Professor Doutor Leonardo Nascimento (UNILAB) que irá problematizar alguns dos aspectos daquilo que vem sendo denominado de “crise dos métodos” nas ciências sociais. Leonardo defende a necessidade de um upgrade metodológico através do uso de ferramentas digitais de extração e análise de dados coletados com as formas tradicionais de pesquisa e, a partir da descrição de algumas destas ferramentas, apresentará alguns dos desafios metodológicos e epistemológicos promovidos pela “virada computacional” na pesquisa da sociedade. O evento ocorreu no dia 26 de Outubro, das 9 às 11h na sala 05 do POSCOM – Faculdade de comunicação da UFBA.

Leonardo Nascimento é Doutor em sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos – IESP/UERJ com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris. É professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, coordenador do Onirê – Laboratório de Humanidades Digitais e Professor colaborador no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFBA (PPGCS/UFBA). Suas principais áreas de interesse de pesquisa são ciência social computacional, sociologia digital, métodos digitais e análise de Big Data.