Uncategorized

Audi transforma carros em hotspots de conexão Wi-Fi

Já estamos na reta final do processo de recadastramento das redes do projeto Wi-fi Salvador e essa notícia me fez repensar o futuro e, principalmente, a atual situação do acesso móvel à internet no Brasil. Uma tecnologia, criada pela Audi, transforma os carros da montadora em verdadeiros hotspots de conexão e permite ao veículo a distribuição do sinal de internet por até dez metros ao seu redor, independentemente de estar parado ou em movimento.

O sistema chama-se Audi Connect. Para usá-lo, o usuário deve inserir o chip de sua operadora, que permita, é claro, o acesso à internet. Depois de conectado, ele poderá utilizar até oito dispositivos diferentes, entre smartphones, tablets e notebooks, dentro ou fora do carro. A tecnologia traz ainda novidades para o sistema de navegação do veículo. O Google Street View, por exemplo, poderá ser visualizado em todas as perspectivas e ainda importará todos os resultados de buscas feitas no site.

No Brasil, o Audi Connect já chegou no modelo A7, e em breve será incorporado a todo o portfólio da montadora no país. Por enquanto, apenas os mais “bem de vida” podem ter acesso a esse tipo de novidade. Não há dúvidas, porém, de que, se hoje isso é luxo, num futuro, não muito distante, será algo tão natural quanto o uso do GPS dentro dos veículos.

Não há como não pensar, contudo, nas experiências relacionadas à Internet das Coisas. Seria o o Audi Connect o início da comunicação entre veículos? É interessante imaginar todas as possibilidades que surgirão, caso venha a ser possível que um carro possa “conversar” com outros. Recentemente, li uma notícia sobre um experimento em que vários carros puderam ser conduzidos por um único motorista, numa espécie de comboio, através de câmeras wireless, radares e sensores a laser. Leia mais.