Evento

Defesa Pública da tese do pesquisador do Lab404 Raniê Solarevisky

O doutorando Raniê Solarevisky, integrante do Lab404, fará a defesa de sua tese intitulada “Apropriações e comunicação na Internet das Coisas: Análise de mediações e agências a partir da programação de conexões por usuários finais em serviços e dispositivos Alexa e no aplicativo IFTTT”.

A defesa ocorrerá no Poscom, às 14h do dia 05 de março. A banca contará com a presença do orientador da tese, professor André Lemos; Elias Bitencourt como membro interno do Poscom/UFBA e os membros externos Vaninha Vieira (UFBA), Tarcísio de Sá Cardoso (UFBA) e Daniel Christino (UFG).

 

RESUMO: A pesquisa tem como objeto de estudo os usos e apropriações de soluções de Internet das Coisas (Internet of Things, IoT) e a maneira como as últimas alteram a distribuição de mediações e agências nesses sistemas. Verificamos de que forma essas apropriações se processam, como criam e/ou reconfiguram as redes de associação e comunicação na IoT e qual indicação oferecem sobre o lugar do humano nesses sistemas. Para reunir dados concretos, tomamos como objetos empíricos o aplicativo IFTTT e o serviço Amazon Alexa, executado nos dispositivos EchoDot e AlexaPi. Examinamos também algumas funções das plataformas de desenvolvimento dessas aplicações, com atenção às opções de (program)ação, conexão e compartilhamento disponíveis. Concluímos que as apropriações reconfiguram os fluxos de agência e mediação da IoT mobilizando novos atores e redes; provendo agência aos realizadores da apropriação e, eventualmente, a parte dos outros atores mobilizados; permitindo usos inéditos; e sedimentando hábitos a partir de sua realização. Diante de nossas análises e evidências, parece sem sentido perguntar por um lugar específico do humano na IoT como um dado a priori. Uma resposta a essa questão só pode ser dada analisando as associações em causa, de maneira a determinar o seu papel na composição das redes de que participa e em que termos constrói suas relações com os outros atores (humanos e não humanos) dessa rede.

PALAVRAS-CHAVE: Internet das Coisas; Comunicação; Usuário; Objeto; Apropriação