Encontros do Lab discute novo livro de Giselle Beiguelman

A próxima edição do Encontros do Lab conta com Giselle Beiguelman e discute seu novo livro, “Políticas da imagem – Vigilância e resistência na dadosfera”. Os debatedores serão o prof. André Lemos e a doutoranda Amanda Nogueira. O evento ocorre na próxima sexta-feira (3) às 16h pelo canal do YouTube do Lab404, e o link para ativar as notificações pode ser acessado clicando aqui.

As imagens passam por um processo de transformação radical. Elas tornaram-se as principais interfaces de mediação do cotidiano, ocupando a comunicação, as relações afetivas, a infraestrutura, as estéticas da vigilância e os sistemas de escaneamento dos corpos na cidade. Selfies, memes, aplicativos de envelhecimento da imagem, waze, google maps, vídeos deepfakes, escaneamento corporal, reconhecimento facial, inteligência artificial, projeções de protesto em empenas nas cidades, são algumas das evidências da pandemia das imagens do nosso agora. Isso conflui para uma subversão dos cânones das escolas de cinema e arte, por um lado, e para uma concentração sem precedentes da circulação de imagens em algumas poucas empresas. Como a arte contemporânea responde a esse processo? De que maneira isso impacta a cultura da memória e a política?

Giselle Beiguelman é artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). É autora de Políticas da Imagem: Vigilância e resistência na dadosfera (UBU Editora, 2021) e Memória da amnésia: políticas do esquecimento (Edições Sesc, 2019) e de vários livros e artigos sobre a cultura digital. Pesquisa as estéticas da memória e ativismo na sociedade em rede. Suas obras artísticas integram acervos de museus no Brasil e no exterior, como ZKM (Alemanha), Jewish Museum Berlin, e Pinacoteca de São Paulo, entre outros.