Encontros do Lab404 conta com Nina Santos

A próxima edição do Encontros do Lab404 conta com a presença de Nina Santos, discutindo “Invisibilização como estratégia: a desinformação pode se esconder nos caminhos tecnológicos”. O evento ocorre no Youtube do Lab404 nesta sexta-feira (29) às 14h, e será mediada pelos doutorandos e pesquisadores do Lab404 Amanda Nogueira e Frederico Oliveira.

O processo de desinformação envolve uma miríade de atores – de cidadãos comuns a representantes políticos – e de comportamentos – de um simples reencaminhamento de mensagem a operações coordenadas bastante complexas. Nessa interação multifacetada, as estratégias tecnológicas têm, certamente, um papel central. Elas muitas vezes passam despercebidas e acabam sendo vistas como naturais, neutras, parte constituinte do mundo digital, mas na verdade tratam-se de escolhas estrategicamente orientadas. Portanto olhar o que está por trás das cortinas é não apenas uma forma fazer um diagnóstico preciso da circulação informativa hoje, como também de formular alternativas pra ela. Nesse sentido, propomos três elementos centrais para pensar como a invisibilização tecnológica afeta a circulação informativa. Começamos no poder mediador das plataformas, passamos pela volatilidade como estratégia de perenização do conteúdo e chegamos à monetização como tema tabu.

Nina Santos é pós-doutoranda no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital e pesquisadora associada do Centre d’Analyse et de Recherche Interdisciplinaires sur les Médias (Université Paris II). Foi pesquisadora visitante no Center of Advanced Internet Research (CAIS – Alemanha, 2020) e no grupo Social Movements in the Global Age, na Université de Louvain-la-Neuve (SMAG – Bélgica, 2018). Sua tese de doutorado, defendida na Université Paris II, foi premiada com o Prix de thèse da instituição e indicada ao Prix de la Chancellerie des Universités de Paris.