Encontros do Lab404 debate plataformas digitais e campanhas de desinformação

O pesquisador João Guilherme Bastos dos Santos (INCT.DD) é o convidado desta edição.

O Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço (Lab404/UFBA) promove nesta sexta-feira, dia 26 de março, a partir das 14h, mais uma edição do “Encontros do Lab404”, desta vez com a participação do pesquisador João Guilherme Bastos dos Santos, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD). O prof. Elias Bitencourt (UNEB) e o pesquisador doutorando Frederico Oliveira (UFBA), ambos do Lab404, serão os debatedores. O “Encontros do Lab404” pode ser acessado pelo canal do Lab404 no Youtube.

Com o título “Realidades paralelas: análise de redes complexas aplicada a campanhas de desinformação em plataformas digitais”, o pesquisador abordará a dimensão multiplataforma das redes sociais online e o modo como as campanhas de desinformação nesse tipo de ambiente seguem dinâmicas de sistemas complexos. Essas dinâmicas dialogam não apenas com algoritmos das plataformas tomados individualmente, mas com redes de plataformas interconectadas, com interferências mútuas, perpassadas por culturas e vocabulários diversos trazidos por usuários que também atuam na construção e na destruição de conexões nessa trama.

A agenda das novas atividades do Encontros do Lab404 será divulgada a cada edição.

Sobre o convidado

João Guilherme Bastos dos Santos é doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCom UERJ) com estágio doutoral na School of Media and Communication, University of Leeds (Reino Unido). Mestre em comunicação pela UERJ, atualmente é pós-doutorando em Internet e Política no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Democracia Digital do INCTDD. Seus principais interesses de pesquisa são Política, fake news, democracia digital.

Encontros do Lab404

“Realidades paralelas: análise de redes complexas aplicada a campanhas de desinformação em plataformas digitais”, com o pesquisador convidado João Guilherme Bastos dos Santos (INCT.DD).

26 de março de 2021 (sexta-feira), às 14h

Atividade gratuita