Encontros do Lab404 discute ativismo digital no sul global

A próxima edição do Encontros do Lab404 convida Rodrigo Firmino para discutir tecnopolíticas urbanas e ativismo digital no sul global. O evento ocorre às 9h desta sexta-feira (1), conta com mediação do coordenador do Lab404, prof. André Lemos, e pode ser assistido aqui.

Essa fala pretende apresentar pesquisa recente sobre a ressignificação de fluxos e infraestruturas urbanas por meio do engajamento com movimentos de ativismo digital da periferia. Partiu-se do pressuposto que essas formas de disputa por direitos e processos de reapropriação de territórios e infraestruturas manifestam um reposicionamento do urbano periférico como centro epistemológico no contexto do sul global. A partir de um processo de coprodução de conhecimento em parceria com um coletivo de jornalismo de dados no Complexo da Maré (data_labe), o objetivo foi examinar o cruzamento entre ativismo digital e urbanismo de dados como prática que busca decolonizar o conhecimento sobre a cidade e reconceituar o lugar da periferia no debate público.

Rodrigo Firmino é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da PUCPR e membro-fundador da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS). É bolsista produtividade 1C do CNPq, com doutorado em planejamento urbano e regional pela Newcastle University (2004) e mestrado em arquitetura e urbanismo pela USP (2000). Foi pesquisador visitante do Urban Lab da University College London (2015-2016) e é editor associado da revista Urbe.