Projeto

GPC inicia nova fase do projeto Wi-Fi Salvador

A partir deste mês de setembro, o projeto Wi-Fi Salvador, iniciado pelo Grupo de Pesquisa em Cibercidades em 2006, entra em nova fase. Após aprovação em edital, o projeto, que já registrou 123 hotspots (83 de conexão aberta, 39 fechada e 1 hotspot doméstico) e é o maior mapeamento colaborativo de redes wireless já realizado no Brasil, terá financiamento do Governo do Estado da Bahia, através de sua Secretaria de Cultura e seu setorial de Culturas Digitais.

Nesta nova fase, o objetivo é criar, até o início de 2013, aplicativos baseados em geolocalização para dois dos sistemas operacionais mais utilizados em smartphones: Android e iOS. Através dos aplicativos, os usuários destes sistemas poderão saber quais são os locais mais próximos que tem rede sem fio disponível, sem que precisem acessar o mapa através do site, que será reformulado.

Visualize o mapa Wi-Fi Salvador em tamanho maior.

Com os aplicativos, o grupo pretende ampliar o alcance do projeto. O Wi-Fi Salvador, desde seu início, tem como objetivo não apenas divulgar as possibilidades de conexão sem fio pela cidade de Salvador e facilitar a localização de seus pontos Wi-Fi, tornando, de certa forma, visíveis os territórios informacionais (ou seja, zonas de intersecção e controle – daí o termo território – entre o ciberespaço e o lugar urbano). Busca-se, também pensar o uso do espaço urbano, a reconfiguração dos lugares e os novos processos de espacialização em jogo com as redes sem fio e as tecnologias móveis como laptops e smartphones.

A partir de agora, além do desenvolvimento das aplicações para Android e iOS, o grupo pretende ampliar o número de pontos de conexão mapeados e continua contando com a colaboração dos usuários. Participe do projeto e nos informe, caso conheça algum ponto de acesso à internet sem fio! Nossos canais de comunicação são o Twitter @wifi_salvador, a página do GPC no Facebook e o email wifisalvador@gmail.com.