Pesquisas Concluídas

Comunicação, mediação e cibercultura (Processo: 307448/2018-5, Modalidade/Nível: PQ-1A., Vigência –  01/03/2019 a 29/02/2024)

André Lemos, Professor Poscom/UFBA, Coordenador

Resumo: Busca-se discutir o conceito de mediação, comunicação e “modos de existência” para dar conta dos novos fenômenos comunicacionais contemporâneos emergentes com a dataficação da sociedade e a agência ampliada de objetos infocomunicacionais. Com o apoio das teorias da comunicação, das sociologias pragmáticas (particularmente a Teoria Ator-Rede – TAR) e da filosofia orientada a objeto, o projeto discute esses conceitos para pensar as particularidades da comunicação em ambiente digital. A hipótese principal é que não é possível entender os produtos e processos da cultura digital contemporânea  sem levar a sério a agência dos objetos (físicos e digitais) na ação comunicacional. Trata-se de apontar para a necessidade do reconhecimento de que a agência dos objetos é central para o entendimento da implicação humana em jogo com a cultura digital. Essa hipótese nos leva a uma outra mais geral, que visa reforçar e enquadrar a discussão. Haveria, em tese, um modo de existência específico de processos, indústrias, regulações, relações subjetivas, informação etc., que chamaremos de “Modo de Existência da Comunicação” (COM).

The Gender of Smart Speakers 

André Lemos, professor Poscom/UFBA

Resumo: Smart Speakers are devices that provide interactive actions from voice-activated digital assistants. Most of them come with a female voice as standard. They are “female” because a woman’s voice is docile, subservient, ready to help. This essay, addressing the Smart Speakers’ gender through Object Oriented Ontology and Actor-Network Theory, explore the legacy of sexism in computing. Performed as “cis female”, it reinforces stereotypes and misogynistic behaviors that reflect structural gender inequalities in scientific and technological objects.

Platform Cooperativism, Data Colonialism and Data Sovereignty: Analysis of Cooperative Platform Coomappa – Bibi Mobi in Brazil

Walmir Estima, pesquisador; André Lemos, professor Poscom/UFBA

Resumo: Entendendo o conceito de Sociedade de Plataformas (Van Dijck; Poell; Waal, 2018) em conjunto com o de Colonialismo de Dados (Couldry e Mejias, 2019) para definir uma ordem onde as atividades sociais mediadas pelas plataformas servem a uma lógica global de extração e dominação, a pesquisa analisa os processos de dataficação em movimentos de Cooperativismo de Plataformas, entendidos como movimentos de trabalhadores organizados que buscam se desvencilhar da dependência de Big Techs desenvolvendo plataformas de trabalho próprias, para entender o que é revelado sobre as questões de Soberania e Colonialismo de Dados.

 

Dataficação e Smart City: Análise de caso de Salvador

Allyneanhy, mestranda; André Lemos, professor Poscom/UFBA; Giovanna Marques, IC Lab404, Poscom/UFBA

Resumo: O projeto propõe investigar os processos de dataficação urbana presentes na cidade de Salvador, através da análise dos “dispositivos de dataficação” do fluxo de sujeito e objetos no espaço urbano operacionalizados pela Prefeitura (ou pela iniciativa privada em parceria). Considera-se dispositivos de dataficação todas as plataformas caracterizadas pela coleta, tratamento e análise de dados pessoais utilizadas pela gestão pública. Pretende-se discutir a relação entre dataficação, privacidade e urbanismo inteligente em Salvador. A discussão permeia a questão de dados pessoais, os processos de dataficação em plataformas digitais, a política de privacidade de dados e a governança pública. A pesquisa baseia-se na metodologia neomaterialista adotada pelo LAB 404 para a análise dos dispositivos investigados.

O papel do algoritmo do TikTok na distribuição de fanfictions para novos leitores Natália Huf, mestra; Catarina Lopes, Iniciação Científica, André Lemos, professor Poscom/UFBA

Resumo: A formação de comunidades online é uma prática comum entre grupos de fãs, e diversas plataformas oferecem a possibilidade de interação e criação de conteúdo ao redor do tema de interesse. O TikTok, aplicativo de vídeos curtos criado em 2016 e que conta com mais de 1,5 bilhões de usuários no mundo, possibilita que os usuários se encontrem e organizem em nichos que se ampliam por meio de ações algorítmicas que alcançam pessoas com interesses similares. A recomendação e criação e conteúdo em torno de fanfictions é uma das características observadas no chamado “BookTok”, nicho do aplicativo dedicado ao conteúdo sobre livros e leitura. A partir da coleta e análise de dados sobre as práticas de uso dos usuários que se identificam como parte do fandom da saga Harry Potter, essa pesquisa tem como objetivo compreender como o aplicativo TikTok impacta a distribuição de conteúdo de fanfics online, que costuma ser razoavelmente restrito a certos nichos de fãs, e como isso afeta a comunidade de fãs leitores de fanfiction, a partir da observação da performatividade algorítmica do aplicativo.

Cadeias de referência em checagens e conteúdos falsos sobre a Covid-19

Frederico Oliveira, pesquisador; André Lemos, professor Lab404

Resumo: Analisa as cadeias de referência nos textos de checagem de fatos sobre o Covid-19 publicados pelas agências brasileiras de fact-checking Aos Fatos e Lupa, bem como de conteúdos falsos checados por essas agências. Cadeias de referência são uma série de inscrições que permitem a correspondência entre o mundo e o relato desse mundo, são instrumentos que permitem acesso ao “fato”. Assim, a hipótese de pesquisa indica que o jornalismo desenvolve referências mais sólidas que as fake news, adotando uma metodologia específica para fundamentar aquilo que se é afirmado. No entanto, mesmo com a baixa qualidade de referências, as plataformas de redes sociais contribuem para a produção e distribuição de conteúdos falsos, definindo formatos, aspectos textuais e também selecionando quais desses conteúdos serão checados.

Aplicativos de transporte e questão de gênero: enviesamentos em contexto de PDPA
Amanda Oliveira, doutoranda; André Lemos, professor Poscom/UFBa; Giovanna Araújo, bolsista IC

Resumo: Após período inicial de inserção massiva de aplicativos de transporte em grandes cidades brasileiras, especialmente as empresas Uber e 99, diferentes controvérsias começaram a ser geradas, dentre elas a questão da segurança das mulheres e da comunidade LGBTQAI+. Em um contexto de plataformização, dataficação e performatividade algorítmica, esta pesquisa tem tentado identificar como esses aplicativos produzem gênero, em um primeiro momento a partir de seus documentos e interface, e em momento posterior por meio do diálogo com usuários/as motoristas e usuários/as passageiros/as.

Classificação e gravidade de fake news compartilhadas em grupos de política do WhatsApp
Frederico Oliveira, doutorando; André Lemos, professor Poscom/UFBA

Resumo: Descreve e classifica conteúdos falsos em grupos de WhatsApp, postagens relacionadas ao Pavão Misterioso, suposto grupo hacker que fez diversas acusações ao jornalista Gleen Greenwald e aos políticos David Miranda e Jean Wyllys. A partir da coleta de conteúdos falsos publicados entre 09 de junho e 31 de agosto de 2019 em grupos on-line sobre política no WhatsApp, propõe uma classificação desses conteúdos por sua tipologia, características de disseminação, graus de falsidade, contexto, origem e fonte. Indica-se que quanto mais um conteúdo se utiliza de imagens e vídeos, mais parece factível e, portanto, é mais potencialmente danoso. Aponta a necessidade de discutir o conceito de fake news a partir do contexto atual de plataformização, dataficação e performatividade algorítmica.

Robôs influentes: mapeando as ações dos influenciadores digitais CGI no Instagram
Grégori Castelhano, mestrando; Elias Bitencourt, professor Poscom/UFBA; Catarina Lopes, bolsistas IC.

Resumo: Os influenciadores CGI formam uma categoria de perfis modelados a partir de técnicas de geração de imagens por computador e ferramentas de Business Inteligence enquanto estratégia para a dataficação de práticas comunicacionais relacionadas à produção, consumo e distribuição de conteúdo em mídias digitais. O objetivo da pesquisa é mapear os modos de agir dos influenciadores digitais CGI no Instagram, buscando entender o mútuo regime de influência produzido pela plataforma-influenciador CGI e como a relação público-influenciador-conteúdo-dados-desenvolvedores afeta as práticas de modelagem e construção desse tipo de perfil. Como objeto empírico, elegemos a Lil Miquela (@lilmiquela), primeira e maior influencer CGI do Instagram no momento. O corpus é formado de 833 postagens da @lilmiquela até o momento da coleta (28 de agosto de 2020). Os metadados e conteúdos das postagens serão explorados no Atlas.ti com o intuito de identificar a característica geral das publicações do perfil em questão e do engajamento em função dos temas e da periodicidade. As postagens de maior destaque serão usadas como ponto de partida para investigações multi-situadas acerca de eventos que possam ter relação com investimentos, controvérsias e atualizações do perfil da CGI.

Uma análise neomaterialista do aplicativo Noa Cidadão
Thalis Macedo Moura, mestrando; André Lemos, professor Poscom/UFBA

Resumo: Este projeto tem como objeto de pesquisa o aplicativo Noa Cidadão que possui mais de 10 mil downloads e última atualização em agosto de 2020. O Noa Cidadão, dispositivo do Núcleo de Operação Assistida, dá suporte a Transalvador através da coleta de dados dos usuários em ocorrências de trânsito sinalizados através do aplicativo. Ele foi implantado em 2015 para orientar o planejamento e auxiliar o monitoramento das ações do órgão na tomada de decisão. Qual conceito de smart city emerge do aplicativo? A metodologia adotada é baseada na abordagem neomaterialista em desenvolvimento no Lab404/FACOM-UFBA (FOX; ALLDRED, 2017; LEMOS, 2020).

Análise de projetos governamentais de checagem de fatos e suas cadeias de referência
Guilherme Reis, mestrando; André Lemos, professor Poscom/UFBA

Resumo: Analisa os projetos de checagem de fatos “Saúde sem Fake News” e “Saúde Responde”, ligados ao Ministério da Saúde, e o “Bahia contra o Fake”, do governo da Bahia. Parte-se da hipótese de que tais iniciativas comportam-se de maneira semelhante às fake news, sem apresentar cadeias de referência sólidas ao justificar a falsidade do conteúdo que está sendo desmentido. Leva-se em consideração o conceito de fake news a partir da lógica da plataformização, dataficação e performatividade algorítmica (PDPA).

Materialidades digitais e produção de Rap Independente em Salvador
Gabriel Vieira Bastos, Iniciação Científica, André Lemos (orientação), professor Poscom/UFBA

Resumo: O projeto pretende, através de uma análise empírica, entender de que forma as tecnologias, principalmente as plataformas de streaming de música (Soundcloud, Spotify e YouTube), redes sociais (Instagram e Facebook) e as interfaces e softwares de gravação e produção, alteram e agenciam as lógicas de criação de batidas de Rap por produtores independentes de Salvador. O argumento principal da pesquisa é buscar entender como esses mecanismos agenciam e influenciam diretamente no trabalho dessas pessoas, desde a produção a divulgação dessas músicas. Tendo como base teórica teorias neomaterialistas, estudos sobre plataformas e, principalmente, fugindo de uma análise antropocêntrica e essencialista onde as tecnologias exercem papel de meras ferramentas ou mecanismos passivos de uso humano. 

Dados Contagiosos: Uma leitura neomaterialista da privacidade e proteção de dados pessoais em aplicativos de combate a Covid-19 – 2020
André Lemos, coordenador; Rodrigo Firmino, professor da PUC-PR;  Daniel Marques, doutorando; Eurico Matos, pesquisador do DAPP/FGV e INCT.DD; Catarina Lopes, iniciação científica.

Resumo: A pesquisa tem como objetivo investigar como as questões da privacidade e a proteção de dados pessoais no contexto da pandemia do novo coronavírus são produzidas materialmente por tecnologias digitais de comunicação. Mais especificamente, tomamos como objeto de estudo o aplicativo Monitora Covid-19, o mais importante aplicativo do gênero em operação no território brasileiro. A partir de uma abordagem neomaterialista (em desenvolvimento no Lab404/FACOM-UFBA), a pesquisa aponta que o aplicativo compõe uma ampla rede de monitoramento de dados e de assistência médica, formada por instituições públicas e privadas. A partir da reflexão sobre os problemas relativos a proteção de dados e salvaguarda da privacidade, os resultados da pesquisa reforçam a necessidade de criação de organismos reguladores com controle público para iniciativas de vigilância inteligente capazes de supervisionar a aplicação de tecnologias (públicas e privadas) com garantias éticas, conferindo controle público.

Produtos Gerados:
LEMOS, A.; FIRMINO, R.; MARQUES, D.; MATOS, E.; LOPES, C. Smart Pandemic Surveillance? A neo-materialist analysis of a Covid-19 monitor application in Brazil. Surveillance & Society (em avaliação), 2020.

Data Comics: narrativa em quadrinhos para visualização de dados
Natália Huf, mestranda

Resumo: Os data comics, livremente traduzidos como quadrinhos de dados, são uma forma de comunicar dados por meio de visualizações inspiradas na linguagem dos quadrinhos. De acordo com Bach (2017), o gênero ainda é emergente e há poucos exemplos de data comics publicados em veículos jornalísticos, o que torna difícil estabelecer quais são os critérios específicos para defini-los e enquadrá-los como tal. A pesquisa tem como proposta identificar as características do que seria um data comic e compreender como essa modalidade de apresentação de dados pode ser construída, partindo de uma metodologia baseada nas novas materialidades (Fox, Aldred, 2017). Em fase de inventário (Lemos, 2019) , a pesquisa busca apontar quais são os elementos essenciais que a constituem, e também em quais contextos é viável utilizar-se da linguagem da imagem sequencial como suporte para a visualização.

Produtos Gerados:
LEMOS, André; HUF, Natália. Data Comic. Uma Proposta de Análise e Definição. Comunicação e Informação.

Instagram e práticas profissionais
Helen Fernandes de Sousa, mestranda

Resumo: Como o Instagram modifica a prática da tatuagem: auto etnografia da tatuadora Malfeitona – A pesquisa busca discutir como a plataforma Instagram “faz-fazer”, gerando mudanças das práticas e organização do trabalho dos tatuadores tomando como ponto de partida para análise o relato autoetnográfico, o que se justifica pela autora ser tatuadora e “digital influencer”. Baseada em uma perspectiva neomaterialista, essa pesquisa pode servir de base para outras que busquem identificar a forma como as plataformas digitais modificam práticas e atividades, apontando para a necessidade de reconhecimento da ação dessas plataformas no processo comunicacional e do desenvolvimento de perspectivas menos antropocêntricas nos estudos dos fenômenos da cultura digital.

Mapa epistemológico da Compós
André Lemos, coordenador; Elias Bitencourt, professor do POSCOM/UFBA

Resumo: A pesquisa tem como objetivo mapear as bases epistemológicas que sustentam as concepções de mediação e comunicação no campo. A tese é que a noção de comunicação no brasil é fortemente amparada por um viés antropocêntrico o que dificulta aos estudos da área avançarem no sentido de compreender os agenciamentos promovidos pelas novas tecnologias da informação mediadas por algoritmos. Foram levantadas as publicações dos últimos 4 anos dos GTs de epistemologia e cibercultura do congresso mais relevante da área, a Compós, totalizando um corpus de 80 textos. No momento, já foram concluídas as análises do GT de epistemologia, os textos de cibercultura estão em andamento.

Fake news e Antropoceno
André Lemos, coordenador; Elias Bitencourt, professor do POSCOM/UFBA

Resumo: A pesquisa parte da tese de que as fake news operam na qualidade de método e consequência dos programas de ação das plataformas de redes sociais favorecendo a polarização dos discursos como forma de dataficar os afetos promovidos pelo acesso à informação digital que nelas circula. Nesse modelo especulativo, as práticas comunicacionais nos ambientes digitais demandam altos custos energético para o resfriamento dos datacenters, mobilizando grandes quantidades de pegada de carbono e consumo de combustíveis fósseis, revelando as materialidades nocivas de da comunicação digital geralmente associado ao etéreo, virtual e imaterial. A pesquisa investiga a materialidade desses rastros ambientalmente nocivos tomando como base empírica a divulgação sobre o vazamento de óleo no nordeste no Twitter e no Youtube. No momento, os dados estão sendo coletados e um resumo estendido está em processo de elaboração para o congresso do AIOR.

A COMUNICAÇÃO DAS COISAS. Internet das Coisas, Big Data e Smart Cities – PQ/CNPQ – 2014-2019
André Lemos (coordenador) e equipe do Lab404

Resumo: O objetivo da pesquisa é discutir a Teoria Ator-Rede (TAR) e a Filosofia ou Ontologia Orientada a Objetos (OOO) no campo das mídias digitais em particular, e das teorias da comunicação em geral, na proposição de uma Comunicação das Coisas. O objetivo é investigar essas capacidades comunicacionais pela TAR e OOO a partir de projetos de IoT, Big Data e Smart Cities. O que é comum a todos esses projetos é o papel autônomo dos objetos a partir das novas funções infocomunicacionais adquiridas. Nunca objetos e dados tiveram tamanha independência, performatividade, comunicabilidade e agência, como na sociedade contemporânea. Sensores, algoritmos, bases de dados, redes telemáticas criam um ambiente infocomunicacional no qual os objetos sentem o seu contexto, sabem do seu status, processam informações, tomam decisões e as distribuem mediando outros objetos. Seja na cidade, na mineração dos dados nas redes sociais ou no processamento industrial de produtos e serviços o que estamos assistindo é a expansão vertiginosa do que se chama de IoT e Big Data.

Produtos Gerados:
LEMOS, A. Isso (não é) muito Black Mirror”. Passado, Presente e Futuro das Tecnologias de Comunicação e Informação. Salvador: EDUFBA, 2018.
Veja mais

Rouba (dados), mas faz: Privacidade e dark patterns em aplicativos governamentais da Bahia – PQ/CPNQ
André Lemos (coordenador); Daniel Marques (pesquisador responsável)

Resumo: O objetivo geral desta pesquisa está em analisar a ocorrência de privacy dark patterns nos aplicativos oficiais da prefeitura de Salvador e Governo do Estado da Bahia, sistematizando, a partir disso, uma metodologia de descrição e análise desse fenômeno. Tratam-se de estratégias de interface desenvolvidas com o propósito de fazer com o que o usuário tome decisões que, muitas vezes, não são do seu interesse. Ao mesmo tempo, portanto, em que percebemos a implementação de padrões de interface que buscam auxiliar o usuário na tomada de decisão sobre o gerenciamento de suas informações pessoais – privacy patterns –, também é possível encontrar artifícios que direcionam o sujeito para uma maximização na coleta e processamento de informações pessoais – privacy dark patterns. A pesquisa busca: a) revisar a literatura sobre padrões de privacidade e dark patterns; b) sistematizar uma metodologia de descrição e análise de dark patterns em interfaces digitais e; c) analisar a ocorrência dos dark patterns em aplicativos governamentais da Bahia.

Produtos gerados:
LEMOS, A.; MARQUES, D. Interfaces Maliciosas: estratégias de coleta de dados pessoais em aplicativos. V!RUS, São Carlos, n. 19, 2019. [online]. Disponível em: <http://www.nomads.usp.br/virus/virus19/?sec=4&item=2&lang=pt>

Prática de dado e performatividade algorítmica em experiências fotográficas
André Lemos (coordenador); Leonardo Pastor (pesquisador responsável)

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar empiricamente alguns aspectos da prática fotográfica realizada a partir de dispositivos e plataformas, observando seu envolvimento com materialidades digitais e performatividades algorítmicas. Em uma primeira etapa, desenvolvemos uma investigação sobre espacialização e sociabilidade digital no uso da plataforma Instagram, tendo como referência imagens geolocalizadas em praças e parques na cidade de Salvador. Em um segundo momento, produzimos uma análise descritiva de diferentes dispositivos para compreender experiências fotográficas que envolvem ações algorítmicas nos âmbitos da produção, organização e leitura de imagens, tensionando-as através de uma perspectiva não-antropocêntrica. Na terceira etapa, tomando como ponto de partida as discussões anteriores, produzimos uma análise de documentos do Instagram dirigidos a seus usuários e, a partir dela, propomos um modo pragmatista e neomaterialista para investigar a relação entre prática de dado e ações algorítmicas em plataformas digitais.

Produtos gerados:
LEMOS, André; PASTOR, Leonardo. Experiência algorítmica: ação e prática de dado na plataforma Instagram (EM AVALIAÇÃO)

LEMOS, André; PASTOR, Leonardo. Performatividade algorítmica e experiências fotográficas: uma perspectiva não-antropocêntrica sobre as práticas comunicacionais nos ambientes digitais. Lumina, v. 12, p. 147-166, 2018. https://doi.org/10.34019/1981-4070.2018.v12.21562

PASTOR, Leonardo; LEMOS, André. A Fotografia como Prática Conversacional de Dados: espacialização e sociabilidade digital no uso do Instagram em praças e parques na cidade de Salvador. COMUNICAÇÃO, MÍDIA E CONSUMO (ONLINE), v. 15, p. 10-33, 2018. http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v15i42.1611

Aplicativos do Setor Público da Bahia
André Lemos (coordenador); Nayra Veras (pesquisadora responsável) e Hilza Cordeiro (bolsista de Iniciação Científica)

Resumo: A pesquisa desenvolvida no Lab404 tem como proposta a investigação os aplicativos do setor público usados pelo executivo do Governo do Estado da Bahia e pela Prefeitura Municipal de Salvador. Busca-se apresentar um mapeamento identificando as funcionalidades, serviços, setores e atividades dos aplicativos e a opinião dos cidadãos sobre os serviços oferecidos pelas instâncias estatais. A investigação empírica teve como propósito inicial investigar o uso das tecnologias móveis pelo poder público, o que no aspecto teórico conduziu para a reflexão sobre a ideia de um cidadão sensor, a partir da premissa de que o “cidadão inteligente” é fornecedor de informação aos poderes públicos. Os resultados revelaram uma visão tecnocrática, centrada mais na oferta de serviços no ambiente on-line e na gestão dos problemas do que na comunicação ampla entre os cidadãos. A pesquisa se concentra no debate sobre governo móvel e smart cities.

Produtos Gerados:
LEMOS, André. VERAS, Nayra. Cidadão Sensor e Cidade Inteligente: Análise dos Aplicativos Móveis da Bahia. In: Revista Famecos, v.25, n.3, 2018.

Sensibilidade Performativa e Privacidade nos produtos Nest – PQ/CNPQ
André Lemos (coordenador); Daniel Marques

Resumo: As relações entre privacidade, tecnologia e comunicação apresentam questões de alta relevância para os estudos em cultura digital. A presente pesquisa busca contribuir com o campo a partir de uma observação crítica dos problemas de privacidade na Internet das Coisas (IoT). Para tanto, desenvolvemos uma breve revisão sobre os principais aspectos da IoT e da privacidade. O conceito de Sensibilidade Performativa (SP) será o operador teórico-metodológico criado e utilizado para entender as múltiplas dimensões do fenômeno. Parte-se do referencial teórico para uma análise empírica da circulação de dados e informações pessoais nas redes mobilizadas pelo termostato inteligente Nest, bem como outros produtos da mesma linha.

Produtos gerados:
MARQUES, Daniel; LEMOS, André. Sensibilidade performartiva e privacidade na Internet das Coisas. In: 5 SIMPOSIO INTERNACIONAL LAVITS | VIGILANCIA, DEMOCRACIA Y PRIVACIDAD EN AMÉRICA LATINA: VULNERABILIDADES Y RESISTENCIAS., 2017, Santiago – Chile. Anais… Santiago – Chile: [s.n.], 2017. p. 22.

LEMOS, A.; MARQUES, D. (2019). Privacidade e Internet das Coisas: uma análise da rede Nest a partir da Sensibilidade PerformativaE-Compós22(1). https://doi.org/10.30962/ec.1611

Movimento Maker na Bahia
André Lemos (coordenador); Raniê Solarevsky (pesquisador responsável); Paula Holanda (bolsista de Iniciação Cientifica)

Resumo: O trabalho pretende oferecer um mapa sobre o movimento maker na Bahia, com atenção à maneira como a comunicação entre os usuários destes espaços molda o uso de ferramentas de fabricação digital usadas na construção ou reconfiguração de objetos.O artigo resultante da pesquisa mapeia o movimento maker na Bahia, com atenção à maneira como a comunicação entre os usuários destes espaços molda o uso de ferramentas de fabricação digital usadas na construção ou reconfiguração de objetos. Pretende-se tratar dos conceitos ligados ao movimento maker, tais como as definições de makerspace, hackerspace, FabLab e FabCity (GERSHENFELDT et al, 2017), a produção sobre práticas brasileiras (EYCHEINE; NEVES, 2013; AGUSTINI et al, 2017) e as experiências e projetos ligados ao movimento maker em solo baiano.

A Representação da Internet das Coisas na Mídia – PQ/CNPQ
André Lemos (coordenador); Daniel Marques; Elias Bitencourt; Brenda Rodrigues (bolsista CNPq/INCT-DD)

Resumo: Este trabalho investigativo tem por objetivo descrever como a imprensa brasileira apresenta o fenômeno da Internet das Coisas (IoT). Toma-se como corpus 165 textos da Folha de São Paulo publicados online entre 2011 e 2016. Foi desenvolvida uma ferramenta de raspagem de dados com a qual se extraíram as matérias, que foram analisadas no software ATLAS.ti. Identificam-se os objetos mais citados, as qualidades atribuídas a eles, bem como as definições de IoT mais recorrentes. Também são observados os principais temas associados às notícias e os juízos de valor. Conclui-se que a IoT é definida pela conectividade entre objetos inteligentes, vinculada a questões técnicas e econômicas, ligadas à ideia de futuro. Esses objetos atuam, em sua maioria, nas áreas residencial, de saúde e de transporte. Problemas de privacidade ainda não dominam as discussões.

Produtos gerados:
LEMOS, A.; MARQUES, D.; BITENCOURT, E. Narrativas sobre a Internet das Coisas: um estudo exploratório das matérias veiculadas na Folha Online entre 2011 e 2016. Aprovado para publicação na revista Intexto (UFRGS). E-ISSN 1807-8583.

2015 – COOPERAÇÃO ACADÊMICA INTERNACIONAL – NEWTON FUND – AUGMENTED URBANITY AND SMART TECHNOLOGIES: HOW “SMART” ARE OUR CITIES BECOMING?
André Lemos

Vencedor do edital NEWTON FUND (UK). Reúne pesquisadores das Universidades de Durham e Plymouyth no Reino Unido e da PUC-PR e FACOM-UFBA para discutir o tema das “cidades inteligentes”. Início – 01 de Janeiro de 2015. Duração – 12 meses – Pesquisadores envolvidos – Simon Marvin e Andres Luque, do Departamento de Geografia da University of Durham, Alessandro Aurigi, da Faculdade de Artes e Humanidades da Plymouth University, Rodrigo Firmino e Fábio Duarte do Programa de Pós- Graduação em Gestão Urbana da PUC-PR e André Lemos e André Holanda, do LAB404 do Programa Pós- Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da FACOM/UFBA. We intend to work in two interconnected research areas – smart technologies and smart cities -, both important to understand the enormous urban transformations in the past two or three decades. These areas are grounded on our experiences as researchers, reflected in books, peer- reviewed publications, and conferences.

2015-2016 – ESTÁGIO SÊNIOR NO EXTERIOR
André Lemos

De setembro de 2015 a agosto de 2016 no Programmable City da Nacional University of Ireland, Maynooth, coordenado pelo prof. Rob Kitchin. O objetivo é de desenvolver o projeto de pesquisa em andamento (“A Comunicação das Coisas. Internet das Coisas, Big Data, Smart City e Teoria Ator-Rede” – Bolsa PQ-1A, CNPQ, 2014-2019) e articular projetos e pesquisas conjuntos que possam ampliar a cooperação acadêmica entre os laboratórios de pesquisa envolvidos. Parte do estágio será feito no “Centre for Interdisciplinary Methodologies (CIM)” , das área de Ciências Sociais da University of Warwick, em Coventry, Inglaterra. O CIM é dirigido pela professora Celia Lury. Há vários projetos que discutem as novas formas de relacionamento dos objetos, as mídias, as formas contemporâneas de comunicação e as teorias sociais.