Interseções

Interseções com Eduardo Campos Pellanda

Na Sexta-feira, dia 30, tivemos mais uma edição do Interseções, “Bate papo sobre cibercultura com outras áreas do conhecimento”. Dessa vez, aproveitamos a passagem  por Salvador do doutor em Comunicação da PUC-RS, Eduardo Campos Pellanda, que nos fez uma visita e falou um pouco dos seus últimos trabalho na área da comunicação móvel.

Pellanda iniciou a discussão falando sobre os projetos realizados entre a sua equipe de pesquisadores da PUC-RS e o instituto MIT. O destaque foi para o projeto Locast Media, http://locast.mit.edu/civic , uma plataforma de interação entre comunicação, cibercultura, ferramentas de localização e jornalismo. Uma série de projetos ubíquos, característicos da Cibercultura em que vivemos. No site do projeto podemos conferir os trabalhos de equipe e entendermos um pouco mais sobre aquilo que aponta como a realidade do futuro das comunicações, as relações cada vez mais próximas entre os vários meios e plataformas.

Em um segundo momento, Pellanda fez uma análise do novo fenômeno de venda da Apple, o iPad. O pesquisador iniciou falando da era dos aplicativos, ou aquilo que ele chamou de “appsfera”, lançada no mercado pela Apple. Pellanda explicou que, na Web 2.0, as informações subiam para os navegadores e hoje, com os apps – de celulares, iPad, entre outros – as informações estão cada vez mais sendo transferidas para os aplicativos e que a tendência é que esse fenômeno continue a se expandir, visto o a criação dos tablets, com o iPad e outros que devem vir a surgir, e dos celulares e smartphones, que passam a dedicar os seus sitemas operacionais ao desenvolvimento dos apps, aplicativos.

Sobre o gadget da Apple, Pellanda disse que os pontos positivos do iPad compensam os negativos e a tendência é de que cada vez mais as pessoas façam uso de aparelhos como o pequeno novo sucesso da Apple.

Continuem acompanhando o site. Em breve novas discussões sobre Comunicação, Cibercultura e temas relacionados.

One thought on “Interseções com Eduardo Campos Pellanda

Comments are closed.