Evento / Newton Fund

Newton Fund: Urbanidades Ampliadas e Tecnologias Inteligentes

smart-urbanism-00 (1)

O projeto “Urbanidades Ampliadas e Tecnologias Inteligentes” é uma parceria de pesquisa entre RCUK e CONFAP financiada através do Newton Fund. O projeto visa construir uma forte colaboração de pesquisa em smart cities e a interação entre infra-estruturas físicas e digitais no Brasil e no Reino Unido.

Esta colaboração de pesquisa foca na interseção de duas áreas de pesquisa interconectadas – tecnologias inteligentes e smart cities. Ambas são importantes para se entender as enormes transformações urbanas nas últimas duas ou três décadas. Os pesquisadores envolvidos na colaboração tem contribuído significativamente no desenvolvimento dessa arena de pesquisa através tanto de livros individuais quanto colaborativos, de publicações revisadas por pares e de organização de conferências e eventos.

Através de um programa de mobilidade acadêmica o projeto cria um ambiente de discussão para a troca de ideias e experiências envolvendo pesquisadores acadêmicos sêniores assim como estudantes de doutorado da PUCPR, da UFBA/Lab404, da Durham University e da Plymouth University.

Depois de Glasgow, Curitiba e Bristol, Salvador será a sede do último encontro, com uma programação de visitas a projetos, grupos independentes e instituições governamentais que atualmente desenvolvem ações relacionadas ao tema smart cities.

O Lab404 dá as boas-vindas aos pesquisadores participantes. Serão, sem dúvida, três dias de muito trabalho e colaboração.