O papel do algoritmo do TikTok na distribuição de fanfictions para novos leitores Natália Huf, mestra; Catarina Lopes, Iniciação Científica, André Lemos, professor Poscom/UFBA
Resumo: A formação de comunidades online é uma prática comum entre grupos de fãs, e diversas plataformas oferecem a possibilidade de interação e criação de conteúdo ao redor do tema de interesse. O TikTok, aplicativo de vídeos curtos criado em 2016 e que conta com mais de 1,5 bilhões de usuários no mundo, possibilita que os usuários se encontrem e organizem em nichos que se ampliam por meio de ações algorítmicas que alcançam pessoas com interesses similares. A recomendação e criação e conteúdo em torno de fanfictions é uma das características observadas no chamado “BookTok”, nicho do aplicativo dedicado ao conteúdo sobre livros e leitura. A partir da coleta e análise de dados sobre as práticas de uso dos usuários que se identificam como parte do fandom da saga Harry Potter, essa pesquisa tem como objetivo compreender como o aplicativo TikTok impacta a distribuição de conteúdo de fanfics online, que costuma ser razoavelmente restrito a certos nichos de fãs, e como isso afeta a comunidade de fãs leitores de fanfiction, a partir da observação da performatividade algorítmica do aplicativo.
Cadeias de referência em checagens e conteúdos falsos sobre a Covid-19
Frederico Oliveira, pesquisador; André Lemos, professor Lab404
Resumo: Analisa as cadeias de referência nos textos de checagem de fatos sobre o Covid-19 publicados pelas agências brasileiras de fact-checking Aos Fatos e Lupa, bem como de conteúdos falsos checados por essas agências. Cadeias de referência são uma série de inscrições que permitem a correspondência entre o mundo e o relato desse mundo, são instrumentos que permitem acesso ao “fato”. Assim, a hipótese de pesquisa indica que o jornalismo desenvolve referências mais sólidas que as fake news, adotando uma metodologia específica para fundamentar aquilo que se é afirmado. No entanto, mesmo com a baixa qualidade de referências, as plataformas de redes sociais contribuem para a produção e distribuição de conteúdos falsos, definindo formatos, aspectos textuais e também selecionando quais desses conteúdos serão checados.Aplicativos de transporte e questão de gênero: enviesamentos em contexto de PDPA Amanda Oliveira, doutoranda; André Lemos, professor Poscom/UFBa; Giovanna Araújo, bolsista IC
Resumo: Após período inicial de inserção massiva de aplicativos de transporte em grandes cidades brasileiras, especialmente as empresas Uber e 99, diferentes controvérsias começaram a ser geradas, dentre elas a questão da segurança das mulheres e da comunidade LGBTQAI+. Em um contexto de plataformização, dataficação e performatividade algorítmica, esta pesquisa tem tentado identificar como esses aplicativos produzem gênero, em um primeiro momento a partir de seus documentos e interface, e em momento posterior por meio do diálogo com usuários/as motoristas e usuários/as passageiros/as.
Classificação e gravidade de fake news compartilhadas em grupos de política do WhatsApp Frederico Oliveira, doutorando; André Lemos, professor Poscom/UFBA
Resumo: Descreve e classifica conteúdos falsos em grupos de WhatsApp, postagens relacionadas ao Pavão Misterioso, suposto grupo hacker que fez diversas acusações ao jornalista Gleen Greenwald e aos políticos David Miranda e Jean Wyllys. A partir da coleta de conteúdos falsos publicados entre 09 de junho e 31 de agosto de 2019 em grupos on-line sobre política no WhatsApp, propõe uma classificação desses conteúdos por sua tipologia, características de disseminação, graus de falsidade, contexto, origem e fonte. Indica-se que quanto mais um conteúdo se utiliza de imagens e vídeos, mais parece factível e, portanto, é mais potencialmente danoso. Aponta a necessidade de discutir o conceito de fake news a partir do contexto atual de plataformização, dataficação e performatividade algorítmica.
Robôs influentes: mapeando as ações dos influenciadores digitais CGI no Instagram Grégori Castelhano, mestrando; Elias Bitencourt, professor Poscom/UFBA; Catarina Lopes, bolsistas IC.
Resumo: Os influenciadores CGI formam uma categoria de perfis modelados a partir de técnicas de geração de imagens por computador e ferramentas de Business Inteligence enquanto estratégia para a dataficação de práticas comunicacionais relacionadas à produção, consumo e distribuição de conteúdo em mídias digitais. O objetivo da pesquisa é mapear os modos de agir dos influenciadores digitais CGI no Instagram, buscando entender o mútuo regime de influência produzido pela plataforma-influenciador CGI e como a relação público-influenciador-conteúdo-dados-desenvolvedores afeta as práticas de modelagem e construção desse tipo de perfil. Como objeto empírico, elegemos a Lil Miquela (@lilmiquela), primeira e maior influencer CGI do Instagram no momento. O corpus é formado de 833 postagens da @lilmiquela até o momento da coleta (28 de agosto de 2020). Os metadados e conteúdos das postagens serão explorados no Atlas.ti com o intuito de identificar a característica geral das publicações do perfil em questão e do engajamento em função dos temas e da periodicidade. As postagens de maior destaque serão usadas como ponto de partida para investigações multi-situadas acerca de eventos que possam ter relação com investimentos, controvérsias e atualizações do perfil da CGI.Uma análise neomaterialista do aplicativo Noa Cidadão Thalis Macedo Moura, mestrando; André Lemos, professor Poscom/UFBA
Resumo: Este projeto tem como objeto de pesquisa o aplicativo Noa Cidadão que possui mais de 10 mil downloads e última atualização em agosto de 2020. O Noa Cidadão, dispositivo do Núcleo de Operação Assistida, dá suporte a Transalvador através da coleta de dados dos usuários em ocorrências de trânsito sinalizados através do aplicativo. Ele foi implantado em 2015 para orientar o planejamento e auxiliar o monitoramento das ações do órgão na tomada de decisão. Qual conceito de smart city emerge do aplicativo? A metodologia adotada é baseada na abordagem neomaterialista em desenvolvimento no Lab404/FACOM-UFBA (FOX; ALLDRED, 2017; LEMOS, 2020).Análise de projetos governamentais de checagem de fatos e suas cadeias de referência Guilherme Reis, mestrando; André Lemos, professor Poscom/UFBA
Resumo: Analisa os projetos de checagem de fatos “Saúde sem Fake News” e “Saúde Responde”, ligados ao Ministério da Saúde, e o “Bahia contra o Fake”, do governo da Bahia. Parte-se da hipótese de que tais iniciativas comportam-se de maneira semelhante às fake news, sem apresentar cadeias de referência sólidas ao justificar a falsidade do conteúdo que está sendo desmentido. Leva-se em consideração o conceito de fake news a partir da lógica da plataformização, dataficação e performatividade algorítmica (PDPA).Materialidades digitais e produção de Rap Independente em Salvador Gabriel Vieira Bastos, Iniciação Científica, André Lemos (orientação), professor Poscom/UFBA
Resumo: O projeto pretende, através de uma análise empírica, entender de que forma as tecnologias, principalmente as plataformas de streaming de música (Soundcloud, Spotify e YouTube), redes sociais (Instagram e Facebook) e as interfaces e softwares de gravação e produção, alteram e agenciam as lógicas de criação de batidas de Rap por produtores independentes de Salvador. O argumento principal da pesquisa é buscar entender como esses mecanismos agenciam e influenciam diretamente no trabalho dessas pessoas, desde a produção a divulgação dessas músicas. Tendo como base teórica teorias neomaterialistas, estudos sobre plataformas e, principalmente, fugindo de uma análise antropocêntrica e essencialista onde as tecnologias exercem papel de meras ferramentas ou mecanismos passivos de uso humano.
Dados Contagiosos: Uma leitura neomaterialista da privacidade e proteção de dados pessoais em aplicativos de combate a Covid-19 – 2020 André Lemos, coordenador; Rodrigo Firmino, professor da PUC-PR; Daniel Marques, doutorando; Eurico Matos, pesquisador do DAPP/FGV e INCT.DD; Catarina Lopes, iniciação científica.
Resumo: A pesquisa tem como objetivo investigar como as questões da privacidade e a proteção de dados pessoais no contexto da pandemia do novo coronavírus são produzidas materialmente por tecnologias digitais de comunicação. Mais especificamente, tomamos como objeto de estudo o aplicativo Monitora Covid-19, o mais importante aplicativo do gênero em operação no território brasileiro. A partir de uma abordagem neomaterialista (em desenvolvimento no Lab404/FACOM-UFBA), a pesquisa aponta que o aplicativo compõe uma ampla rede de monitoramento de dados e de assistência médica, formada por instituições públicas e privadas. A partir da reflexão sobre os problemas relativos a proteção de dados e salvaguarda da privacidade, os resultados da pesquisa reforçam a necessidade de criação de organismos reguladores com controle público para iniciativas de vigilância inteligente capazes de supervisionar a aplicação de tecnologias (públicas e privadas) com garantias éticas, conferindo controle público. Produtos Gerados: LEMOS, A.; FIRMINO, R.; MARQUES, D.; MATOS, E.; LOPES, C. Smart Pandemic Surveillance? A neo-materialist analysis of a Covid-19 monitor application in Brazil. Surveillance & Society (em avaliação), 2020.Data Comics: narrativa em quadrinhos para visualização de dados Natália Huf, mestranda
Resumo: Os data comics, livremente traduzidos como quadrinhos de dados, são uma forma de comunicar dados por meio de visualizações inspiradas na linguagem dos quadrinhos. De acordo com Bach (2017), o gênero ainda é emergente e há poucos exemplos de data comics publicados em veículos jornalísticos, o que torna difícil estabelecer quais são os critérios específicos para defini-los e enquadrá-los como tal. A pesquisa tem como proposta identificar as características do que seria um data comic e compreender como essa modalidade de apresentação de dados pode ser construída, partindo de uma metodologia baseada nas novas materialidades (Fox, Aldred, 2017). Em fase de inventário (Lemos, 2019) , a pesquisa busca apontar quais são os elementos essenciais que a constituem, e também em quais contextos é viável utilizar-se da linguagem da imagem sequencial como suporte para a visualização.
Produtos Gerados: LEMOS, André; HUF, Natália. Data Comic. Uma Proposta de Análise e Definição. Comunicação e Informação.Instagram e práticas profissionais Helen Fernandes de Sousa, mestranda
Resumo: Como o Instagram modifica a prática da tatuagem: auto etnografia da tatuadora Malfeitona – A pesquisa busca discutir como a plataforma Instagram “faz-fazer”, gerando mudanças das práticas e organização do trabalho dos tatuadores tomando como ponto de partida para análise o relato autoetnográfico, o que se justifica pela autora ser tatuadora e “digital influencer”. Baseada em uma perspectiva neomaterialista, essa pesquisa pode servir de base para outras que busquem identificar a forma como as plataformas digitais modificam práticas e atividades, apontando para a necessidade de reconhecimento da ação dessas plataformas no processo comunicacional e do desenvolvimento de perspectivas menos antropocêntricas nos estudos dos fenômenos da cultura digital.
Mapa epistemológico da Compós André Lemos, coordenador; Elias Bitencourt, professor do POSCOM/UFBA
Resumo: A pesquisa tem como objetivo mapear as bases epistemológicas que sustentam as concepções de mediação e comunicação no campo. A tese é que a noção de comunicação no brasil é fortemente amparada por um viés antropocêntrico o que dificulta aos estudos da área avançarem no sentido de compreender os agenciamentos promovidos pelas novas tecnologias da informação mediadas por algoritmos. Foram levantadas as publicações dos últimos 4 anos dos GTs de epistemologia e cibercultura do congresso mais relevante da área, a Compós, totalizando um corpus de 80 textos. No momento, já foram concluídas as análises do GT de epistemologia, os textos de cibercultura estão em andamento.
Fake news e Antropoceno André Lemos, coordenador; Elias Bitencourt, professor do POSCOM/UFBA
Resumo: A pesquisa parte da tese de que as fake news operam na qualidade de método e consequência dos programas de ação das plataformas de redes sociais favorecendo a polarização dos discursos como forma de dataficar os afetos promovidos pelo acesso à informação digital que nelas circula. Nesse modelo especulativo, as práticas comunicacionais nos ambientes digitais demandam altos custos energético para o resfriamento dos datacenters, mobilizando grandes quantidades de pegada de carbono e consumo de combustíveis fósseis, revelando as materialidades nocivas de da comunicação digital geralmente associado ao etéreo, virtual e imaterial. A pesquisa investiga a materialidade desses rastros ambientalmente nocivos tomando como base empírica a divulgação sobre o vazamento de óleo no nordeste no Twitter e no Youtube. No momento, os dados estão sendo coletados e um resumo estendido está em processo de elaboração para o congresso do AIOR.