Pesquisas em Andamento

Comunicação, mediação e cibercultura (Processo: 307448/2018-5, Modalidade/Nível: PQ-1A., Vigência –  01/03/2019 a 29/02/2024)
André Lemos, Professor Poscom/UFBA, Coordenador

Pesquisa central do Lab404. Todas as pesquisas em andamento estão relacionadas com essa pesquisa. 

Resumo: Busca-se discutir o conceito de mediação, comunicação e “modos de existência” para dar conta dos novos fenômenos comunicacionais contemporâneos emergentes com a dataficação da sociedade e a agência ampliada de objetos infocomunicacionais. Com o apoio das teorias da comunicação, das sociologias pragmáticas (particularmente a Teoria Ator-Rede – TAR) e da filosofia orientada a objeto, o projeto discute esses conceitos para pensar as particularidades da comunicação em ambiente digital. A hipótese principal é que não é possível entender os produtos e processos da cultura digital contemporânea  sem levar a sério a agência dos objetos (físicos e digitais) na ação comunicacional. Trata-se de apontar para a necessidade do reconhecimento de que a agência dos objetos é central para o entendimento da implicação humana em jogo com a cultura digital. Essa hipótese nos leva a uma outra mais geral, que visa reforçar e enquadrar a discussão. Haveria, em tese, um modo de existência específico de processos, indústrias, regulações, relações subjetivas, informação etc., que chamaremos de “Modo de Existência da Comunicação” (COM).

Comunicação, Design, performatividade algorítmica e plataformas digitais. Investigações neomaterialistas acerca das experiências comunicacionais mediadas por algoritmos na era do capitalismo de dados
Elias Bitencourt, professor do Poscom/UFBA

Resumo: A pesquisa toma como ponto de partida as seguintes questões-problema: a) como o fenômeno da plataformização da sociedade produz as experiências comunicacionais na atualidade?; b) o que caracterizaria os processos comunicacionais em contextos algoritmicamente performativos?; e c) quais consequências práticas para os produtos midiáticos e para as experiências comunicacionais que emergem dessas associações entre pessoas- informação-plataformas digitais? Nossa hipótese é que a qualidade algoritmicamente performativa das associações promovidas por essas plataformas digitais reconfigura as práticas de acesso e circulação da informação e as formas pelas quais as práticas de comunicação na da cultura digital são produzidas e experimentadas. O nosso objetivo central é caracterizar, à luz das abordagens neomaterialistas e da Teoria Ator-rede os modos de agir das redes algorítmicas particulares às plataformas digitais e suas consequências práticas observáveis na tradução dos produtos midiáticos e na produção das experiências comunicacionais que emergem desse contexto.

The Gender of Smart Speakers 

André Lemos, professor Poscom/UFBA

Resumo: Smart Speakers are devices that provide interactive actions from voice-activated digital assistants. Most of them come with a female voice as standard. They are “female” because a woman’s voice is docile, subservient, ready to help. This essay, addressing the Smart Speakers’ gender through Object Oriented Ontology and Actor-Network Theory, explore the legacy of sexism in computing. Performed as “cis female”, it reinforces stereotypes and misogynistic behaviors that reflect structural gender inequalities in scientific and technological objects.

Dataficação e Smart City: Análise de caso de Salvador

Allyneanhy, mestranda; André Lemos, professor Poscom/UFBA; Giovanna Marques, IC Lab404, Poscom/UFBA

Resumo: O projeto propõe investigar os processos de dataficação urbana presentes na cidade de Salvador, através da análise dos “dispositivos de dataficação” do fluxo de sujeito e objetos no espaço urbano operacionalizados pela Prefeitura (ou pela iniciativa privada em parceria). Considera-se dispositivos de dataficação todas as plataformas caracterizadas pela coleta, tratamento e análise de dados pessoais utilizadas pela gestão pública. Pretende-se discutir a relação entre dataficação, privacidade e urbanismo inteligente em Salvador. A discussão permeia a questão de dados pessoais, os processos de dataficação em plataformas digitais, a política de privacidade de dados e a governança pública. A pesquisa baseia-se na metodologia neomaterialista adotada pelo LAB 404 para a análise dos dispositivos investigados.