Programa GPC 2011.2

Coordenador – Prof. Dr. André Lemos
Reuniões – Quinta, das 14 as 18h
Local – Sala 2 do PPGCOM/Facom/UFBa

O Grupo de Pesquisa em Cibercidade (credenciado no diretório de pesquisa do CNPq) faz parte do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da FACOM-UFBa. O grupo é coordenado pelo professor André Lemos e existe desde 2000. O tema de discussão tem sido Comunicação, Mídia, Tecnologia, Espaço Urbano e Mobilidade. O grupo agrega professores do PPGCOM, professores e pesquisadores associados, estudantes de graduação e pesquisadores em mestrado e doutorado no PPGCOM. O GPC possui, desde 2009.2, um Laboratório de Mídias Móveis composto de equipamentos disponíveis aos pesquisadores (celular Android, data show, GPS Garmin, câmera Mini-DV Sony, netbooks, notebook, impressora, scanner de mesa, roteadores Wi-Fi, além de contar com uma pequena biblioteca com livros sobre a temática do grupo). O GPS mantem o projeto Wi-Fi Salvador (https://blog.ufba.br/wifisalvador/)

Pesquisadores Participantes

Moises Costa

Atividades para 2011.2

Reuniões Semanais.

Atividade regular do GPC com todos os pesquisadores. Nesse semestre discutiremos o tema da Internet das Coisas. Os seguintes livros estarão em discussão:

Shepard, Mark (2011). Sentient City. Ubiquitous computing, architecture, and the future of urban space. Cambridge: MIT Press.
Greenfield, Adam (2006). Everyware. The dawning age of ubiquitous computing., Berkeley: New Riders.
van kronenburg, R. (2008). The internet of things. A critique of ambient all-seeing network of RFID., Amsterdam: Waag Society/Institute of Network Cultures.
Amin, Ash., Thrift, Nigel. City. Reimagining the Urban., Cambridge, Polity, 2002.

Dinâmica das reunião: Apresentação de material audiovisual de interesse (site, foto, vídeo…); Discussão dos textos; Resenha crítica do texto; Atualização do WiFi Salvador, do Site e do Twitter.

Interseções
Seminário semestral/mensal com convidados externos aberto a toda a comunidade.

Projeto “Histórias Soteropolitanas”
Mapeamento de histórias sonoras/escritas/imagéticas de pontos de Salvador.

18/08 – Apresentação Geral. Discussão do texto de V. Netto.
25/08 – Internet of Things
15/09 – Internet of Things