Próximo Encontros do Lab404 debate sobre teoria social orientada ao objeto

O Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço (Lab404/UFBA) promove nesta sexta-feira, dia 23 de abril, a partir das 16h30, mais uma edição do “Encontros do Lab404”, desta vez com a participação do professor Thiago Pinho (UFBA), no canal do Lab404 no YouTube. O prof. André Lemos (UFBA), coordenador do Lab404, será o debatedor do encontro, que tem o título “Bruno Latour, Graham Harman e a Teoria Social Orientada ao Objeto”.

O convidado abordará sobre como Bruno Latour, com sua Teoria Ator-Rede (TAR), e Graham Harman, com sua Ontologia Orientada ao Objeto (OOO), oferecem uma forma curiosa, muitos diriam até estranha, de compreender o universo das relações sociais, resgatando não apenas um projeto ontológico alternativo, envolvendo novos contornos do que é a própria realidade, mas também redefinindo toda uma linguagem de fundo, assim como práticas políticas e outras formas de engajamento. Essas são apenas algumas perguntas que brotam daquilo que chamamos aqui de uma Teoria Social Orientada ao Objeto.

A agenda das novas atividades do Encontros do Lab404 será divulgada a cada edição.

Sobre o convidado

Thiago Pinho é Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com estágio doutoral na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi pesquisador convidado na Sci-Arc (Los Angeles, EUA), em 2020, onde cursou seu doutorado sanduíche com a orientação do filósofo Graham Harman, criador da Ontologia Orientada ao Objeto (OOO). Atualmente é professor substituto da própria UFBA- IHAC e tutor na SPIRES (British Tutoring). É também autor de dois livros sobre Teoria Social: “Descentrando a Linguagem” (Zarte, 2018) e “Sintomas” (Paco, 2019), além de ser colunista dos portais “Soteroprosa”, “HHMagazine” e  “Social Theory Applied”.

Encontros do Lab404

“Bruno Latour, Graham Harman e a Teoria Social Orientada ao Objeto”, com o professor convidado Thiago Pinho (UFBA).

23 de abril de 2021 (sexta-feira), às 16h30

Atividade gratuita