Uncategorized

Wi-Fi gratuito com qualidade Google

 

O Google passou a investir em internet grátis para os usuários brasileiros

Sabendo que os brasileiros estão cada vez mais utilizando telefones e tablets, inclusive superando os números de países como Alemanha, França e Austrália, o Google resolveu investir ainda mais no mercado nacional com o projeto Free Wi-Fi. Começando hoje (15) e pelos próximos 90 dias, mais de 150 bares contarão com internet sem fio grátis para os seus clientes.

A ideia é parecida com o que o Google já fez em Mountain View, na Califórnia. Lá, os roteadores são instalados principalmente em postes nas ruas e abrangem cerca de 95% da cidade. O serviço começou em 2006 e pretendia se manter gratuito até 2010; no entanto, até hoje está disponível. Os pontos verdes mostram os roteadores Wi-Fi e as áreas em roxo ainda não são cobertas porque essas localidades não possuem polos de luz, onde os roteadores geralmente são instalados.

O Brasil free Wi-Fi foi criado em parceria com a Enox On-Life Media e pretende alcançar cerca de dois milhões de usuários entre as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Belo Horizonte e Campinas. No primeiro acesso, o navegador exibirá alguns produtos da empresa como sugestão para download. Mas depois disso, o uso é livre.

Mapa das cidades brasileiras contempladas pelo projeto

No entanto, a concentração é perceptível. Além de o projeto estar restrito ao sul/sudeste do país, nas próprias cidades os bares ficam concentrados, em detrimento de outras áreas. Em São Paulo, por exemplo, as zonas Leste e Norte ficam praticamente de fora.

A velocidade das conexões é entre 10 e 30 Mbps. Se você vai para alguma dessas cidades nos próximos meses, é sempre bom ficar de olho no site oficial, que tem um mapa com todos os novos hotspots.

Para aqueles cujas cidades não foram atingidas pela ideia, vale torcer pelo sucesso no sul e sudeste para que, no futuro, surja realmente um “Brasil free Wi-Fi”.