Membros

Coordenador

André LemosAndreLemos_foto copy
Lattes | Site

Professor Titular da Faculdade de Comunicação da UFBa, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (POSCOM/UFBA). Engenheiro, Mestre em Política de Ciência e Tecnologia (COPPE/UFRJ, 1991), Doutor em Sociologia (Université René Descartes, Paris V, Sorbonne, 1995). Foi visiting scholar (pós-doutorado) naUniversity of Alberta e McGill University, Canadá (2007-2008 – CNPQ) e na National University of Ireland, Irlanda (2015-2016 – CAPES). É coordenador do Lab 404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço. Pesquisador 1A do CNPq.

 

Pesquisadores Doutores

IMG_8242Elias Bitencourt
Lattes

Professor Assistente em regime de dedicação exclusiva (UNEB), professor voluntário no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea (Poscom/UFBA) e coordenador do Laboratório de mídias ubíquas (UBLAB/UNEB). Doutor em comunicação pela Faculdade de Comunicação -(UFBA), estágio sanduíche na universidade de Concordia, Canadá. Mestre em Cultura e Sociedade pelo Instituto de Artes e Humanidades (UFBA 2014), especialista em Design de Interfaces pela Unifacs (2004), graduado em Desenho Industrial com habilitação em programação visual (UNEB 2003). Pesquisador nos grupos Comunidades Virtuais/UNEB e Lab404/UFBA. Dedica-se às investigações nos campos: Cultura Digital, Teoria Ator-Rede, Ontologia Orientada ao Objeto e New Materialism, tomando por objetos de estudo a relação entre corpo, Internet das Coisas, wearables e Big Data.

 

2015-05-25_17.03.32_32Natália Cortez
Lattes

Possui Graduação em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004), mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009), e doutorado em Comunicação Social: Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016), com estágio doutoral na Pennsylvania State University. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e pesquisa temáticas relacionadas à comunicação digital e às teorias semióticas. Integra o Lab404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço e o GPESC – Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação.

 

 

Doutorandos

IMG-7682Amanda Nogueira de Oliveira
Lattes

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (PósCom/UFBA), bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM UFC). Mantém como áreas de interesse: gênero, cultura digital, Teoria Ator-Rede e juventudes.

 

 

foto_release-2Daniel Marques
Lattes

Professor assistente do CECULT/UFRB, Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom/UFBA) e Pesquisador no Lab404/UFBA. Atuou também enquanto Professor dos cursos de Comunicação e Design da UNIFACS e como Professor substituto na UNEB. Mestre em Cultura e Sociedade (PósCultura/UFBA), Especialista em Design Estratégico (UNIFACS/LAUREATE) e Bacharel em Design (UNIFACS/LAUREATE). Atualmente pesquisa sobre cultura digital e novas mídias, privacidade, Teoria Ator-Rede, Materialidades, Game Studies e e-Sports.

 

 

 

FredFrederico Oliveira
Lattes

É doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Jornalista, é especialista em Processos e Produtos Criativos e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás.

 

 

 

 

 

IMG_2722Leonardo Pastor
Lattes

Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA), bolsista (CAPES); graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo,(FACOM/UFBA). Pesquisa temas voltados para a relação entre processos fotográficos e dispositivos digitais, teorias da fotografia e etnografia. Participa do ECSAS – Núcleo de Estudos em Ciências Sociais, Ambiente e Saúde, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UFBA).

 

 

Capt2Raniê Solarevisky de Jesus
Lattes

Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea (UFBA). Mestre em Comunicação (UFB 2014), bacharel em Jornalismo(UFG 2011). Pesquisa temas ligados a mídias digitais e teorias da comunicação e do jornalismo. Estuda no doutorado as apropriações de soluções de Internet das Coisas e a maneira como alteram a distribuição de mediações e agências nesses sistemas. Atualmente é professor substituto na UFG, ministrando as disciplinas de webjornalismo, assessoria e consultoria em comunicação, teorias da comunicação, cibercultura e projeto de pesquisa. Tem experiência profissional na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo para a web e assessoria de comunicação.

 

Mestrandos

lab404Helen Fernandes
Lattes

Mestranda no PósCom UFBA na linha de Comunicação e Cultura Digital e pesquisadora no LAb404. Graduada em Engenharia Industrial Mecânica pelo Instituto Federal da Bahia (2016) com especialização em docência do Ensino Superior na UNICESUMAR em andamento. Atua profissionalmente como tatuadora, artista visual e influenciadora digital, além de ministrar cursos em sua área de atuação.

 

 

Natália HufIMG_0670
Lattes

Mestranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes Reg, DS 5, 6 e 7). Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

 

 

 

 

Iniciação científica

Gabriel Bastos – Graduado no Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades da UFBA; Graduando em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC/CNPq.

 

Pesquisadores Formados (2000-2014)

 

Pós-Doutores

André Holanda: Pós-Doutoramento (2014-2015).

Karla Brunet: Formação de pós-doutoramento no GPC, 2007-2008, com pesquisa sobre Redes, Colaboração e Espaço Urbano. Atual professora do IHAC/UFBA.

 

Doutores

André Holanda: Mestre e Doutor em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Tese sobre Jornalismo, Tablets e Teoria Ator-Rede.

Thiago Falcão: Mestre e Doutor em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Tese sobre Games e Teoria Ator-Rede.

Fernando Firmino: Mestre e Doutor em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Tese sobre Jornalismo e Tecnologias Móveis.

Luis Adolfo Andrade: Doutor em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Tese sobre Jogos Eletrônicos (ARG) e espacialização. (Doutorado).

Macello Medeiros: Mestre e Doutor em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Tese sobre Rádio Digital (mestrado) e Zonas Bluetooth (Doutorado).

Vivian Corneti: Mestre em Comunicação Social na UNISINOS. Doutora na Faculdade de Comunicação – UFBA. Tese sobre Cidadania e Práticas Digitais.

Nayra Veras: Mestre em Políticas Públicas pela UFPI. Doutora na Faculdade de Comunicação – UFBA. Tese sobre Aplicativos e Comunicação Pública.

Elias Bitencourt: Mestre em Cultura e Sociedade pelo Instituto de Artes e Humanidades – UFBA. Tese sobre Tecnologias Vestíveis e Performance Algorítma.

 

Mestres

Leonardo Pastor: Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas – Dissertação sobre Fotografia, Automatismo e Teoria Ator-Rede

Leonardo Ferreira: Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas – Dissertação sobre Games e Teoria Ator-Rede

Talyta Singer: Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas – Dissertação sobre Internet das Coisas e Teoria Ator-Rede

Adelino Mont’Alverne: Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da FACOM/UFBA. Pesquisa sobre Mídias Locativas.

Carla Andrea Schwingel: Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea. Pesquisa sobre Comunicação e Criação na Internet

Diego Brotas: Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da FACOM/UFBA. Pesquisa sobre Mídias Locativas e Paisagens Sonoras (Mestrado)

Flávia Rocha: Mestre em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Dissertação sobre Governo Eletrônico

Leonardo Branco: Mestre em Comunicação e Culturas Contemporâneas (UFBA). Pesquisa sobre Mapas Colaborativos.

Leonardo Costa: Mestre em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Dissertação sobre Inclusão Digital.

Maria Eugênia Rigitano: Mestre em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Dissertação sobre Ciberativismo.

Maurício Cunha: Mestre em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Dissertação sobre Interface de Portais Governamentais.

Paulo Vitor Sousa: Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da FACOM/UFBA. Pesquisa sobre Cartografias Colaborativas (Mestrado).

Patrícia Barros Moraes: Mestre em Comunicação na Faculdade de Comunicação – UFBA. Dissertação sobre Cibercidade.


Iniciação Científica

Vitoria Croda, graduanda em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC.

Hilza Cordeiro, graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC.

Michelle Santos, graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC.

Paula Holanda, graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.

Aurélio da Cunha, graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC.

Camila Queiroz, graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC.

Egideilson Santana, graduando em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC.

Fernanda Rubim, graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC.

Frederico Fagundes, graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC.

Laís Furtado, graduanda em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC.

Lorena Novas, graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC.

Luana Maldonado, graduada em Comunicação Social com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura.

Nelson Oliveira Neto, graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC.

Leonardo Pastor, graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Bolsista PIBIC.

Leave a Reply