Integrante do Lab apresenta pesquisa na Universidade de Wisconsin-Milwaukee

O pesquisador Daniel Marques, doutorando integrante do Lab404, apresentará sua pesquisa na Universidade de Wisconsin-Milwaukee, nos Estados Unidos. Daniel está realizando um doutorado-sanduíche na instituição desde agosto de 2019.

O evento Brazilian Digital Media Studies: Two Talks será realizado em 25 de outubro e contará com a participação de pesquisadores brasileiros da área de mídia.

A pesquisa

The Platformization of Everyday Life: Design, Privacy, and Dark Patterns
A plataformização da vida cotidiana: design, privacidade e interfaces maliciosas

Com base em pesquisas empíricas com aplicativos de mobilidade em Salvador, Bahia, Brasil, esta palestra aborda como a vida urbana cotidiana está sendo cada vez mais hipermediada por meio de plataformas digitais e interfaces. Esse fenômeno, por sua vez, coloca desafios à manutenção da privacidade dos cidadãos, pois as instituições buscam maximizar a produção e a coleta de dados pessoais, implementando padrões maliciosos de design. Ao criticar como esses aplicativos funcionam, podemos entender melhor e agir de acordo com a modelagem da cultura digital contemporânea – baseada principalmente na plataformização, na dataficação e na performatividade algorítmica.

Mais informações no site da University of Wisconsin-Milwaukee.