Simpósio Internacional A Vida Secreta dos Objetos em Salvador

Grandes nomes no cenário acadêmico mundial se reúnem para o Simpósio Internacional A Vida Secreta dos Objetos: Novos Cenários da Comunicação (Medialidades, Materialidades, Temporalidades), no dia 6 de agosto, no auditório do ICBA. Esta é a terceira etapa do ciclo de debates realizados em várias cidades do país, com o objetivo de colocar em contato convidados internacionais como Bruno Latour, Graham Harman, Richard Grusin e Siegfried Zielinski, com a pesquisa realizada no país por pesquisadores como André Lemos, Vinicius Andrade Pereira, Erick Felinto e Adalberto Müller.

Mais informações: www.avidasecretadosobjetos.wordpress.com

O objetivo do evento é pensar os estudos de comunicação levando em consideração a materialidade dos suportes midiáticos, especialmente em face aos novos meios digitais, abordando os contextos culturais das diferentes mídias e as relações entre teorias comunicacionais, tecnologia e cultura. Trata-se de investigar não só o lugar dos atores humanos nesse processo, mas também a vida polimórfica e mutante dos objetos.

Após a conferência de encerramento do simpósio, acontece o lançamento do livro “Reagregando o Social” de Bruno Latour. A publicação é primeira tradução de “Reassembling the Social” para o português e é uma co-edição da Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) e da Editora da Universidade do Sagrado Coração (Edusc) de Bauru, São Paulo.

Em Salvador, o evento é uma realização do Grupo de Pesquisa em Cibercidades (GPC) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da FACOM/UFBA em parceria com o ICBA/Goethe-BA.

Programação completa, inscrições e informações sobre os palestrantes em www.avidasecretadosobjetos.wordpress.com.