Próximo Encontros do Lab404 recebe Lucia Santaella

No próximo Encontros do Lab404 receberemos Lucia Santaella, pesquisadora 1A do CNPq, professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e coordenadora da pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUCSP). O prof. André Lemos (UFBA), coordenador do Lab404 será o debatedor. O encontro ocorre no canal do YouTube do Lab404 nesta sexta-feira (17), às 16h.

No encontro a professora abordará a dissolução das fronteiras entre público e privado, proteção à privacidade, datificação do eu, monitoramento do desejo, essas e outras expressões localizam-se nas vizinhanças do tema que será tratado nesta apresentação, a saber, os nossos duplos digitais que hoje certamente devem ser chamados de duplos algorítmicos, pois há muito pouco que ainda resta no digital que possa estar à margem do monitoramento dos algoritmos, especialmente quando se trata dos dados que lançamos às redes e que são enlaçados em invisíveis operações subterrâneas. Diante disso, há duas questões que serão aqui colocadas: por que os gêmeos algorítmicos estão provocando tanto mal-estar no ser humano? O que eles, de fato, estão roubando de nós? Para refletir sobre isso dois eixos serão seguidos: a resistência robusta do eu cartesiano e o mal-estar do duplo.

Lucia Santaella é pesquisadora é Doutora em Teoria Literária pela PUCSP e Livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP. Fez repetidos estágios de pós-doutorado no exterior e foi professora e pesquisadora convidada em várias universidades europeias e latino-americanas. Já levou à defesa 257 mestres e doutores. Publicou 51 livros e organizou 26, além da publicação de quase 500 artigos no Brasil e no exterior. Recebeu os prêmios Jabuti (2002, 2009, 2011, 2014), o prêmio Sergio Motta (2005) e o prêmio Luiz Beltrão (2010). É atualmente catedrática na cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (2021-2022).

O link para ativar as notificações pode ser acessado aqui.